Laura Enchioglo   |   21/03/2024 16:30

Veja quando o Guia Michelin revelará as estrelas de Rio e São Paulo

Evento de divulgação vai acontecer em breve no Golden Room do Hotel Copacabana Palace


Divulgação
Cerimônia acontecerá dia 20 de maio e será transmitida pelo Youtube
Cerimônia acontecerá dia 20 de maio e será transmitida pelo Youtube

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, anuncia, em parceria com o Guia Michelin, que a cerimônia de divulgação dos nomes dos restaurantes/chefs que vão receber estrelas na cidade e em São Paulo acontecerá em 20 de maio, no Copacabana Palace.

Esse será o primeiro de três anos em que haverá análise nos estabelecimentos cariocas feita pelos inspetores especializados e anônimos do guia francês da gastronomia. A cerimônia do Guia Michelin vai acontecer no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, quando os cerca de 400 convidados conhecerão os chefs merecedores do reconhecimento da premiação de estrelas, além daqueles que conseguirão indicações com a categoria Bib Gourmand. O evento também será transmitido pelo canal do guia no YouTube.

"O retorno do Guia Michelin ao Rio consolida nossa posição de destaque na gastronomia mundial. Temos na cidade mais de quatro mil bares e restaurantes, que empregam 60 mil trabalhadores no setor. Nos últimos três anos, a cidade gerou quase 14 mil novos postos de trabalho na área. Somente no ano passado, foram 5,4 mil novos empregos. Isso é prova de um setor que está em alta. E queremos mais. Vamos atrair mais turistas, mais investimentos e consolidar a cidade também como um dos melhores destinos gastronômicos", acredita o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Guia gastronômico terá edições em 2024, 2025 e 2026 garantidas no Rio

A última edição presencial do Guia Michelin foi em 2017. Posteriormente, em 2020, houve uma edição virtual. E, este ano, será a primeira edição com apoio do poder público. As prefeituras do Rio e de São Paulo entraram juntas para trazer para os municípios edições do guia nos anos de 2024, 2025 e 2026.

Para um restaurante/chef obter a estrela Michelin, os critérios avaliados são qualidade dos produtos, harmonia dos sabores, domínio das técnicas culinárias, personalidade da cozinha e consistência do menu ao longo do tempo.

A secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, reforça a importância de se valorizar e incentivar a gastronomia da cidade de modo a incluir o município no roteiro turístico gastronômico internacional.

“É fundamental reconhecer a cena gastronômica carioca. Nossos chefs, verdadeiros artistas, merecem todos os nossos aplausos! Espero que tenhamos um número surpreendente de estabelecimentos premiados. Isso engrandece o destino Rio, posicionando a cidade entre aquelas que merecem ser visitadas para se deliciar em nossas cozinhas! Ser a cidade sede da festa da volta do Guia Michelin em evento presencial, pós-covid, impulsiona nossa pujante, rica e diversa gastronomia. O Rio hoje é um mar de oportunidades para o mundo da comida, atraindo turistas apaixonados por destinos com grandes ofertas de pratos”

Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio

A cerimônia da premiação do Guia Michelin será transmitida mundialmente pelo YouTube do próprio guia em 20 de maio de 2024, a partir das 19h.

Tópicos relacionados