Beatrice Teizen   |   27/03/2024 13:34   |   Atualizada em 27/03/2024 13:43

Disney e Flórida chegam a acordo em processo sobre distrito especial

Ambas as partes desistirão das ações judiciais que moveram entre si em disputa que já durava dois anos

Divulgação/Disney Destinations
Disney e Ron DeSantis travam disputa há dois anos
Disney e Ron DeSantis travam disputa há dois anos

Depois de dois anos, a Disney chegou a uma trégua em sua luta com o governador da Flórida, Ron DeSantis, sobre o distrito especial que governa o Walt Disney World, em Orlando, no estado da Flórida.

Em um acordo anunciado nesta quarta-feira (27), a Disney e a Flórida desistirão das ações judiciais que moveram entre si e negociarão novos acordos de desenvolvimento para a área de mais de 104 quilômetros quadrados que abrange os parques temáticos de Orlando, segundo a Variety.

O presidente do Walt Disney World, Jeff Vahle, disse em comunicado que o acordo “abre um novo capítulo de envolvimento construtivo” com o governo estadual.

“Temos o prazer de pôr fim a todos os litígios pendentes no tribunal estadual da Flórida entre a Disney e o Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central. Este acordo abre um novo capítulo de envolvimento construtivo com a nova liderança do distrito e serve os interesses de todas as partes, permitindo um investimento contínuo significativo e a criação de milhares de empregos diretos e indiretos e oportunidades econômicas no estado", informou Vahle.

Entenda o caso

Este acordo põe fim a uma batalha de dois anos entre DeSantis e Disney, que começou quando a empresa se opôs à chamada legislação estadual “Não diga gay”, que limita o ensino em sala de aula sobre identidade de gênero e orientação sexual.

Divulgação
O governador da Flórida, Ron DeSantis
O governador da Flórida, Ron DeSantis

Em resposta, o governador republicano e a legislatura da Flórida agiram para eliminar o órgão governamental especial que a Disney controlou por mais de 50 anos. DeSantis, então, assumiu o controle do recém-criado Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central, mas não antes de o conselho da Disney aprovar acordos de desenvolvimento que amarraram as mãos dos nomeados pelo estado.

Diante disso, a Disney e o estado travaram batalhas legais em tribunais estaduais e federais, com a empresa acusando o governador de retaliar por exercer seus direitos da Primeira Emenda. Segundo a decisão, a Disney concorda que os acordos de desenvolvimento de última hora são nulos e sem efeito. Os dois lados pretendem negociar uma nova proposta e abandonar o litígio.

Tópicos relacionados