Victor Fernandes   |   05/04/2023 13:45

Uruguai fomenta Turismo na fronteira brasileira com aeroporto binacional

Principal exemplo é Rivera (Uruguai) e Sant Ana do Livramento (Brasil), que já compartilham turistas

PANROTAS / Filip Calixto
Roque Baudean, diretor de Turismo do Uruguai, na WTM Latin America 2023
Roque Baudean, diretor de Turismo do Uruguai, na WTM Latin America 2023
O aeroporto de Rivera, no Uruguai, vai ser transformado em um aeroporto binacional, de acordo com o diretor de Turismo do Uruguai, Roque Baudean. "O Uruguai está trabalhando para fortalecer os destinos binacionais na fronteira com o Brasil em parceria com o MTur. O principal exemplo é Rivera (Uruguai) e Sant'Ana do Livramento (Brasil), que já compartilham eventos e turistas."

"O aeroporto binacional de Rivera é uma grande oportunidade para as cidades do Rio Grande do Sul e as cidades ao norte do Uruguai. Tanto as companhias aéreas brasileiras quanto as uruguaias estarão operando em um aeroporto doméstico. O objetivo é aumentar a conectividade e oferta aérea. Já existem companhias aéreas interessadas no tema e essa oferta aérea será importante para o desenvolvimento turístico da região", afirmou Baudean.

O Turismo binacional com o Brasil é um grande foco do Ministério de Turismo uruguaio para 2023. O diretor citou a Fórmula Truck como um bom exemplo da importância do tema. O campeonato brasileiro de automobilismo de caminhões tem etapa realizada no Autódromo Eduardo Cabrera, em Rivera. "A Fórmula Truck atrai cerca de 40 mil turistas para Rivera e Sant'Ana do Livramento. Quando se fazem eventos, não se lota uma só cidade, lotam a duas. Os turistas ficam hospedados em hotéis de ambas as cidades. Então, é muito importante trabalhar eles como destinos binacionais na esfera pública", explicou.

MALHA AÉREA

Além do aeroporto binacional, Baudean destacou esforços conjuntos com o MTur para retomar a conectividade aérea entre o Uruguai e o Brasil. "No ano passado, conquistamos rotas de Salvador, Recife, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro para Montevidéu, no Uruguai. Isso é fundamental devido à extensão territorial do Brasil. Queremos aumentar a visitação de brasileiros após o número de turistas provenientes do país vizinho dobrar nesta última temporada de verão (dezembro a fevereiro) comparado aos números de 2019", concluiu.

Tópicos relacionados