Karina Cedeño   |   15/07/2023 23:56
Atualizada em 17/07/2023 11:24

Capacitação e inovação. Como Fortaleza está virando o jogo no Turismo

Secretário de Turismo de Fortaleza falou sobre a importância de plano de incentivo para o Turismo interno


PANROTAS / Karina Cedeño
Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza
Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza

Fortaleza (CE) – Durante o lançamento do projeto Fortaleza Radical, que oferece aos turistas 7 modalidades de esportes de adrenalina na capital cearense, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destacou a importância de os destinos se capacitarem antes de serem promovidos e a necessidade de um plano de incentivo para o Turismo interno.

“Por que o Brasil está há 20 anos com 6 milhões de turistas e esse número não aumenta? Porque o País, como destino, não foi capacitado. E quando falamos em capacitação, ela vai muito além do treinamento de profissionais que trabalham em restaurantes, bares e hotéis. Trata-se de uma capacitação mais ampla, que envolva as pessoas dentro de um projeto para que as cidades se tornem melhores", destaca Pereira.

"Temos vários exemplos de países no Exterior que recebem número muito superior de turistas que o Brasil, como o México, por exemplo, que recebe anualmente 45 milhões de turistas internacionais e tem muitos atrativos, claro, mas o Brasil tem muito mais para mostrar. Há vários projetos a serem pensados e um deles é que o País precisa ser vendido regionalmente. Nas feiras internacionais, por exemplo, vemos muito: Pernambuco vendendo sol e mar, Ceará vendendo sol e mar, Alagoas também. Todo mundo está vendendo a mesma coisa e, sendo assim, não seria melhor vender isso como um 'caribe brasileiro'? O turista pode ir a Fortaleza, depois a Natal, depois a Recife e Aracaju, depois a Maceió e Salvador. Mas não, os destinos ficam disputando o mesmo turista".

"A cada ano, 12 milhões de brasileiros viajam para o Exterior. Depois da pandemia, devido ao fechamento das fronteiras, esses brasileiros passaram a viajar dentro do próprio País, mas essa situação já voltou ao normal e esses viajantes voltaram a gastar seus dólares lá fora. Se houvesse uma estratégia do governo com um plano de incentivo para o Turismo interno, poderíamos estar vendo esses 12 milhões de brasileiros gastando o dinheiro aqui", destaca o secretário de Turismo de Fortaleza

Ampliação da conectividade aérea

De acordo com Pereira, Fortaleza já recuperou 100% da conectividade aérea nacional que tinha antes da pandemia, enquanto a internacional foi retomada em 60%. "Muitos voos que tínhamos ainda não retornaram e no momento também estamos trabalhando o aumento de frequências em rotas já existentes e novas possibilidades de rotas para o Exterior", destaca o secretário.

Ele conta que em 17 de agosto deste ano a cidade receberá o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para o lançamento de um produto de percursos negros em Fortaleza, que contará a história dos negros na cidade. "Estamos tentando estruturar a cidade para receber o turista africano, para que ele chegue e sinta uma ambiência positiva em Fortaleza", destaca Alexandre Pereira.

PANROTAS / Karina Cedeño
Equipe da Secretaria de Turismo de Fortaleza: Tina Magalhães, Adriana Albuquerque, Valéria Cavalcante, Alexandre Pereira, Amanda Castro, Flávio Oliveira e Rogério Lima
Equipe da Secretaria de Turismo de Fortaleza: Tina Magalhães, Adriana Albuquerque, Valéria Cavalcante, Alexandre Pereira, Amanda Castro, Flávio Oliveira e Rogério Lima

Reforma da Avenida Beira-Mar

O secretário também citou a reforma da Avenida Beira-Mar, concluída recentemente. "Ela sempre foi nosso cartão-postal, nosso melhor equipamento, e para essa reforma fizemos um investimento de US$ 80 milhões com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), conseguidos por nosso prefeito. A reforma contempla não só a Beira-Mar, mas a Barra do Ceará, a Praia do Futuro, o Polo Gastronômico da Varjota, entre outros equipamentos turísticos da cidade. A gente sempre trabalhou o Turismo pensando primeiro em quem mora no destino. Se acertamos nos projetos é porque sempre pensamos se eles seriam bons para quem é da cidade”, conta o secretário.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Secretaria de Turismo de Fortaleza.

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