Karina Cedeño   |   26/09/2023 17:54

Embratur foca na promoção de voos e destinos na ABAV EXPO

Marcelo Freixo foca na realização de novos negócios para atrair cada vez mais estrangeiros


PANROTAS / Marluce Balbino
Participação da Embratur no evento será marcada também por uma série de atividades que envolvem a capacitação do trade
Participação da Embratur no evento será marcada também por uma série de atividades que envolvem a capacitação do trade

Durante a Abav Expo 2023, a Embratur fará a assinatura de acordos com companhias aéreas e associações do trade brasileiro, com foco em uma estratégia conjunta de promoção de voos e destinos. Haverá também o lançamento de um concurso para produção audiovisual, o lançamento do “Guia de Ações Climáticas para o Turismo”, e a assinatura de campanhas cooperadas para os mercados da Europa e América Latina, além de outras ações..

A participação da Embratur no evento será marcada também por uma série de atividades que envolvem a capacitação do trade, debates sobre tendências do Turismo e rodadas de negócios.

“É a estreia da nossa gestão na Abav Expo, e nossa equipe está engajada para que seja esse um momento de realização de novos e importantes negócios para atrair cada vez mais turistas estrangeiros para o Brasil. Mas também vamos na Abav Expo assinar parcerias importantes, que vão trazer resultados muito positivos na promoção do Brasil no Exterior. Será uma oportunidade ainda de fortalecer o diálogo e a construção coletiva da nossa estratégia com quem faz o Turismo acontecer em todo o País”, destaca o presidente da agência, Marcelo Freixo.

Novos acordo de promoção

No dia 27, a Embratur e a associação Resorts Brasil assinam um Acordo de Cooperação Técnica para promoção internacional dos resorts brasileiros. No mesmo dia, a agência assina acordos com a Tap e com a Copa Airlines para promoção conjunta de voos com destino ao Brasil. As companhias aéreas construíram, em parceria com a Embratur, estratégias para ampliar a utilização de Portugal e Panamá como hubs aéreos de conectividade da América do Norte e Europa com o Brasil.

Ainda no dia 27, a Embratur também assina o contrato de campanha cooperada com Viajes El Corte Inglês e Decolar. com; parcerias que já contam com novidades na forma de promoção dos destinos brasileiros. Por fim, assina parceria com a Gastromotiva, para promoção da gastronomia social nas ações da agência no Exterior. Todas as agendas contarão com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O presidente participa também da abertura da Abav Expo, do lançamento da marca Visit Rio, da abertura do Workshop da Anseditur, do lançamento do Polo de Experiências do Sebrae e da coletiva de imprensa da Abav.

Lançamentos da Embratur

No dia 28, a Embratur fará o lançamento de um concurso que inaugura a política audiovisual da Embratur, com foco na atração de turistas estrangeiros. No mesmo momento, também assina acordo de parceria com a Bravi (Brasil Audiovisual Independente). Logo em seguida, a agência fará o lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo, um produto da Fundtur e da Ong Green Initiative, que será promovido pela Embratur para todo o trade turístico nacional – Marcelo Freixo assina o prefácio do guia.

“São duas ações muito importantes que faremos durante a Abav, no audiovisual damos nosso primeiro passo numa política que é prioritária, as pesquisas demonstram o quanto hoje o consumo de filmes e séries define o destino da viagem de Turismo de grande parte dos jovens. E o Guia de Ações Climáticas passa a ser nossa referência para o trade, do caminho que devemos seguir para tornar nossos destinos e serviços cada vez mais sustentáveis”, destaca Freixo.

Diálogo com o Trade

A equipe da Embratur cumprirá também uma extensa agenda na Abav Expo de diálogo com o trade turístico nacional. No primeiro dia do evento (27), no Workshop da Anseditur, o gerente de Feiras e Mercados Internacionais, Bruno Reis, apresentará as ações da agência nas feiras do segundo semestre do ano, bem como o formato do novo roadshow “Galerias Visit Brasil”, que será realizado em Paris, Nova York, Roma, Londres e Miami. A coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, e o assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, falam sobre “Tendências para a Promoção Internacional dos Destinos Turísticos” no mesmo evento.

No dia 28, a Embratur apresenta, na reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), as prioridades para 2023 e perspectivas para 2024, com enfoque na qualificação do uso de dados, ações em mercados prioritários, e estratégias de sustentabilidade, audiovisual, afroturismo e inovação. No mesmo dia pela tarde será o momento em que a Embratur convida os participantes da Abav Expo para debater sobre os seus projetos em andamento. Entre as 14h e às 17h30, os gerentes e coordenadores da Agência vão se revezar no Auditório Ipanema para falar de inteligência de dados, estratégias para mercados prioritários, campanha para a Marca Brasil, Diversidade e Inclusão, captação de eventos internacionais, sustentabilidade e ESG, e inovação aplicada ao turismo, com foco nas pequenas e médias empresas.

No dia 29, último dia da feira, acontece o I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional, que tratará sobre a estratégia de relacionamento de mercado da Agência. A Embratur ainda participa do Comitê de Inteligência da ABAV Expo, com debates sobre ESG e destinos turísticos.

Programa Abav Hosted Buyers

A Embratur e a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) convidaram representantes de operadores de turismo de 15 países para participar do “Programa Abav Hosted Buyers Club”. Os 50 compradores selecionados participarão desta edição da ABAV Expo 2023 são dos seguintes países: EUA, México, Bolívia, Argentina, Reino Unido, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia e Itália. Durante a Abav Expo, o grupo receberá uma capacitação sobre os destinos brasileiros, com enfoque em novas experiências e produtos.O grupo ainda terá reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, com o objetivo de promover os produtos e serviços dos diversos segmentos do setor de turismo do Brasil. O programa foi feito em parceria com a ABAV e, além de participar da feira, o grupo de compradores já está no Brasil para conhecer atrativos turísticos de Foz de Iguaçu (PR) e do estado do Rio.

Assinatura de acordo com a Gastromotiva

A Embratur assinará, durante a Abav Expo 2023, acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do Turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva. Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.

Promoção internacional dos resorts brasileiros

Para atrair para o Brasil os viajantes que buscam os famosos serviços “all inclusive”, a Embratur assinará, durante a Abav Expo 2023, um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Resorts Brasil. A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiro no mercado internacional, para ganhar competitividade, principalmente, na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas com esse perfil de consumo. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguai), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.

Confira a programação completa da participação da Embratur na Abav Expo:

27 de setembro

  • 9h - Cerimônia de abertura da Abav Expo;
  • 14h30 - Lançamento da Marca Visit Rio;
  • 15h - Capacitação da Embratur para buyers internacionais;
  • 15h - Abertura do Workshop da Anseditur;
  • 16h - Assinatura de acordo com a Copa Airlines;
  • 16h30 - Assinatura de acordo com Resorts Brasil;
  • 17h - Coletiva de imprensa da Abav Expo;
  • 17h20 - Workshop Anseditur. Tema: Tendências para a promoção internacional de destinos turísticos.;
  • 18h - Participação da Embratur no Lançamento do Polo de Experiências Sebrae.
  • 19h - Assinatura de acordo com a Gastromotiva;
  • 19h15 - Assinatura de acordo com TAP Air Portugal;
  • 19h30 - Assinatura de contrato com Viajes El Corte Inglês

28 de setembro

  • 9h30 - Participação da Embratur em reunião com o Fornatur.;
  • 14h - Lançamento de concurso audiovisual;
  • 14h30 - Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo;
  • 15h às 17h30 - Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo:;
  • Apresentação do Portal de Dados da Embratur;
  • Apresentação da Campanha Marca Brasil;
  • Novas Experiências para a Promoção Internacional - Diversidade & Inclusão - Apresentação do CAÊ;
  • Turismo de Negócios e Eventos: Apresentação da Polícia de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais;
  • Sustentabilidade e ESG, estratégias complementares para fortalecer o turismo internacional: Apresentação do Guia para a Adesão à Declaração de Glasgow;
  • Google e EmbraturLAB: A digitalização do setor do turismo. Workshop de digitalização para PME´s (Pequenas e Médias Empresas).

29 de setembro

  • 14h - I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional;
  • 16h - Comitê de Inteligência na ABAV Expo:;
  • Jornada ESG na AbavTalks;
  • Reunião Sebrae e Rota das Emoções;
  • Para saber mais sobre o evento, acesse o site da ABAV Expo 2023.

O evento será realizado no Centro de Convenções Riocentro, e a expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades que acontecem ao longo dos três dias de exposição.

Tópicos relacionados