Bruno Hazov   |   28/09/2023 16:34
Atualizada em 28/09/2023 16:35

Embratur lança Guia de Ações Climáticas para empresas e destinos

Documento define parâmetros para avanços no processo de descarbonização

PANROTAS / Bruno Hazov
Érico Mendonça e Federico Vinhati, da Green Initiative, Marina Barki, Marcelo Freixo e Paulo Albuquerque, da Embratur, e Bruno Wendling, da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, no lançamento do guia durante a Abav Expo 2023
Érico Mendonça e Federico Vinhati, da Green Initiative, Marina Barki, Marcelo Freixo e Paulo Albuquerque, da Embratur, e Bruno Wendling, da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, no lançamento do guia durante a Abav Expo 2023

No segundo dia da Abav Expo 2023, a Embratur realizou um painel onde foi lançado o Guia de Ações Climáticas para o Turismo, em parceria com a instituição Green Initiative, que assessora organizações que buscam a redução das suas emissões de carbono. O guia possui 39 páginas e pode ser acessado no site oficial da Embratur.

O lançamento contou com a presença de Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, que falou sobre o case de Bonito, o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. O título foi dado ao município a partir da conquista do selo "Climate Positive", destinado a locais que absorvem mais carbono do que emitem.

"É importante ressaltar que o Estado do Mato Grosso do Sul está empenhado em se tornar um destino sustentável muito além de Bonito. Enquanto o Brasil se comprometeu, na última COP, a zerar suas emissões de carbono até 2050, o Estado de Mato Grosso do Sul firmou o compromisso de zerar essas emissões até 2030"

Bruno Wendling, presidete da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul

Federico Vinhati e Érico Mendonça, da Green Initiative, apresentaram o guia e falaram da importância de um destino buscar zerar suas emissões de carbono como forma de fomentar a atividade turística e a geração de novos empregos. O guia diz como definir os parâmetros para poder avançar no processo de descarbonização, além de mostrar os impactos dessa conquista para o destino.

Marcelo Freixo comemorou o lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo e comentou que, no mundo moderno, não há como deixar essa preocupação de lado, pois ela gera o interesse de viajantes nacionais e internacionais. "A certificação de um destino como sustentável é uma divulgação ou promoção por si só, ainda mais em se tratando de um destino de ecoturismo, ou Turismo de aventura, onde a continuidade do setor vai depender diretamente da preservação ambiental", comentou Freixo.


Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo

Tópicos relacionados