Beatrice Teizen   |   23/11/2023 12:20
Atualizada em 23/11/2023 12:30

Embratur nomeia Carlinhos Brown como novo Embaixador do Turismo

Programa da Agência foi criado em 1987 e teve como primeiro representante o Rei Pelé


Divulgação/Embratur
Carlinhos Brown, Embaixador do Turismo
Carlinhos Brown, Embaixador do Turismo

A Embratur do governo Lula está elegendo novos Embaixadores do Turismo. Criado em 1987, o programa Embaixadores do Turismo Brasileiro teve como primeiro embaixador o Rei Pelé. No governo Bolsonaro, nomes como dos cantores sertanejos Zezé Di Camargo, Bruno e Marrone, do lutador de jiu jitsu Renzo Gracie e do empresário Álvaro Garnero foram escolhidos pelo então presidente da Agência, Gilson Machado Neto.

O primeiro representante apontado pelo atual presidente, Marcelo Freixo, é o cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, artista visual e ativista Carlinhos Brown. O programa, reeditado pela diretoria executiva da Embratur, estabelece que as personalidades escolhidas para representar o Brasil devem destacar “a diversidade cultural e natural do País, a sustentabilidade ambiental, o respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia, o enfrentamento às discriminações”, e devem “colaborar para a construção da imagem positiva do Brasil”.

Brown representará o País em ações de divulgação nacionais e internacionais. O nome foi revelado na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, e a cerimônia de entrega do diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro será realizada amanhã (24), em Salvador (BA), às 16h, na Expo Carnaval.

“Já há algumas décadas, Brown projeta para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor, um Brasil que dá certo. Sua arte dá protagonismo e centralidade à cultura afrobrasileira, ao tempo que exalta nossa diversidade: Brown é mistura, é também indígena e latinoamericano, sertanejo e experimental. Vamos trabalhar juntos para projetar ainda mais esse Brasil no Exterior e assim ajudar a construí-lo, convidando o mundo a vir conhecer o quão fascinante é nossa cultura e nosso povo, e como somos mais belos e felizes quando respeitamos e valorizamos nossas diferenças”, disse Freixo.

Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e também o primeiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, Brown e sua arte levam o nome do Brasil para o mundo há quase quatro décadas, com especial projeção em países como Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha.

Em setembro desse ano, o Cacique do Candeal arrastou mais de 60 mil pessoas pelas ruas de Paris, na França, durante a Lavagem da Madaleine. No ano passado, levou para as ruas de Londres, no Carnaval de Notting Hill, na Inglaterra, um bloco com tecnologias sustentáveis nunca antes aplicadas a um trio elétrico.

Tópicos relacionados