Da Redação   |   27/03/2024 16:22   |   Atualizada em 27/03/2024 17:10

Olimpíada e grandes comemorações estão no calendário da França este ano

Jogos Olímpicos prometem movimentar o país


PANROTAS/Alexandre Campbell
Caroline Leboucher, CEO da Atout France
Caroline Leboucher, CEO da Atout France

TOULOUSE - Grandes eventos acontecerão na França no decorrer de 2024. Já agora em março, alguns museus franceses começarão as comemorações dos 150 anos do nascimento do Impressionismo com exposições e eventos que durarão até agosto. O Museu D’Orsay acaba de inaugurar uma exposição comemorativa e algumas outras virão na sequência.

Em junho será o aniversário de 80 anos do Dia D e da Batalha da Normandia, celebrando o desembarque dos aliados da Segunda Guerra Mundial que livrou a França dos inimigos. A região estará em festa entre 1 e 16 desse mês.

Julho e agosto receberão os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris.

Em outubro, o Chateau Villers Cotterêtes, situado a cerca de 50 minutos de Paris abrirá com um acervo sobre a francofonia para cultuar a língua francesa. E, finalmente, em dezembro, acontecerá a tão esperada reabertura da Catedral de Notre Dame.

Caroline Leboucher, CEO da Atout France, durante a coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje em Toulouse, no segundo e último dia do Rendez Vous en France, celebrou o rico calendário e considerou 2024 um ano excepcional para a França.

Estiveram presentes no encontro Christophe Decloux, Chefe Executivo do Turismo da Região de Paris, Michael Dodds, do Turismo da Normandia, Sophie Mandrillon, Diretora de Marketing da Atout France, e Julie Gavrel, Diretora de Marketing e de Grandes Eventos da Atout France.

O mais esperado de todos os eventos do ano certamente são os Jogos de Paris. Espera-se a presença de representantes de 206 delegações nos jogos olímpicos e 182 nos paraolimpicos, 15.000 atletas participarão disputando 32 modalidades de esportes olímpicos e 22 paraolímpicos. Os jogos serão assistidos em todo mundo por 3 bilhões de pessoas, 20 mil jornalistas estarão na França para cobrir o evento que contará com 45.000 voluntários e uma estimativa de venda de 13 milhões de ingressos, sendo 3 milhões para os jogos paraolímpicos. A expectativa é receber 16 milhões de turistas na região de Paris durante o período dos jogos.

O Brasil está em sétimo lugar em procura de hotéis e ingressos pela internet, e consta na lista top 15 das vendas. Os números oficiais só sairão no final de abril. O maior número de ingressos vendidos até agora foi comprado por americanos, seguidos pelos ingleses, alemães e holandeses, afirma Sophie Mandrillon. Hoje, segundo ela, só restam 3 milhões de ingressos à venda, a maior parte para o futebol e basquete. As compras ainda podem ser feitas pela internet no site Paris 2024.

Sustentabilidade nos Jogos Olímpicos

O intuito da França com os Jogos Olímpicos e Parolímpicos de Paris 2024 é que ele seja o mais verde possível, ou melhor, o mais sustentável da história. A ideia é dar exemplo de como é possível ter os cuidados necessários com o clima em meio ao maior evento esportivo do mundo.

Diante dos desafios da mudança climática, os administradores de hotéis, resorts, castelos, juntamente com os organizadores de passeios sejam eles feitos a pé, de bicicleta, carro, barco ou trem, estão atentos à preservação da natureza, em sintonia com órgãos do governo, para transformarem e conscientizarem moradores e visitantes, dos cuidados que devem tomar para tornar o mundo melhor.

Os jogos de Paris visam compensar mais carbono do que será emitido e reduzir pela metade a emissão de carbono em comparação às edições anteriores. Paris irá aproveitar espaços já existentes e até imponentes para construir menos estruturas e assim abrigar certas modalidades com criatividade e estilo. E a cidade esbanja riqueza arquitetônica, o que fará com que os jogos aconteçam em um cenário magnífico. Alguns locais tradicionais são simplesmente a o parque onde está situada a Torre Eiffel, Place de la Concorde, Grand Palais, Esplanada dos Invalides, Champ de Mars e o Chateau de Versailles, todos com facilidade de conexão com os transportes públicos. Os que estão sendo construídos foram projetados de acordo com as mudanças climá ticas e terão baixo teor de carbono durante todo o seu ciclo de vida.

Estádios conhecidos também serão palco do futebol, tênis e basquete, dentre outros. O Parc de Princes, Bercy Arena, Stade de France, Roland Garros, na região de Paris, a cidade de Marselha para esportes náuticos e o Tahiti na Polinésia Francesa receberá o surf.

Os jogos serão alimentados com eletricidade renovável, privilegiando a energia eólica e solar. Paris reduzirá o tráfego de carros e priorizará as bicicletas e o transporte público, que será gratuito e ilimitado nos dias de competição para os portadores de ingressos. Veículos limpos farão o transporte oficial do evento. O desperdício de alimentos e plásticos de uso único será contido. Os espectadores terão cardápios com baixo teor de emissão de carbono, com mais vegetais e menos carne.

O Comitê Paris 2024 e a cidade de Paris querem fazer dos jogos um exemplo para que outros grandes eventos também sejam eco responsáveis, afirmou Caroline Leboucher.

Segundo Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, Paris 2024 será um desafio para o destino. “Nós teremos os viajantes que vão para a França com o intuito de participarem dos jogos, e os que estão acostumados a visitar o país e vão hesitar em ir nesse período. Então teremos viajantes a mais e a menos também. O nosso desafio é dizer que vai dar tudo certo para os que vão para os jogos, e que também vai dar certo para os que pensam em evitar a França nesse período, pois estamos muito preparados e organizados. Os jogos acontecerão principalmente em Paris e o viajante pode aproveitar outras regiões onde o Turismo estará totalmente pronto para receber visitantes e tudo funcionando normalmente.

Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Atout France com seguro GTA


Tópicos relacionados