Filip Calixto   |   03/01/2024 11:16

O que planejam os Poderosos do Turismo para 2024; confira a parte 2

Executivos listados no ranking da Power List de 2023 antecipam planos e estratégias para este ano


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Poderosos do Turismo apontam planos, estratégias e inspirações para a temporada que se inicia
Poderosos do Turismo apontam planos, estratégias e inspirações para a temporada que se inicia

A Power List com a relação dos 100+ Poderosos do Turismo em 2023 continua repercutindo e uma das perguntas feitas a todos os executivos citados no ranking diz respeito ao ano que acaba de começar. Os profissionais apontados na lista apontaram "O que ou quem tem inspirado seu planejamento para 2024?", revelando assim alguns planos, estratégias e inspirações para a temporada que se inicia.

Na sequência abaixo, você pode conferir o que planejam mais alguns nomes importantes do setor para o ano. Veja a seguir a parte dois. Clicando aqui você confere a parte 1.

Carla Fonseca - Gol Linhas Aéreas e Smiles

Estou comprometida em intensificar as sinergias dentro do grupo, fortalecendo a conexão entre nossas marcas. Por isso, tenho me inspirado muito no time como um todo. Temos pessoas ótimas e comprometidas que me ajudam e inspiram todos os dias. Juntos, nosso objetivo é aprimorar continuamente os serviços oferecidos, proporcionando cada vez mais uma melhor experiência aos clientes, baseada em parcerias estratégicas e alinhada ao nosso propósito de ser a primeira para todos e de promover a evolução humana por meio da viagem.

Para o ano de 2024, além de desempenhos financeiros, também buscamos liderar pelo exemplo, especialmente em questões cruciais de diversidade.

Celso Ferrer - Gol Linhas Aéreas

O foco no cliente e na sua melhor experiência em voar conosco é o que norteia todas nossas ações e para 2024 não será diferente. Para isso, temos ampliado nossas ações com esse direcionamento, o que vem dando os primeiros resultados. Dados do consumidor.gov.br do terceiro trimestre de 2023 apontam a Gol como a companhia com o menor número de reclamações de clientes. Foram 62,5 registros a cada 100 mil passageiros.

Temos consciência de que há muito a evoluir e mantemos nossos pontos de atendimento atentos a todo sinal de possível melhora, mas este dado oficial de uma plataforma que é referência do mercado serve de inspiração para que sigamos neste caminho. O planejamento para 2024 também tem como foco a redução de custos e a ampliação das outras unidades de negócio, como Gol Log e Smiles, que cresceram 65,1% no 3T23 (vs. 3T22) e totalizando R$ 412,6 milhões no período.

Esse tem sido um trabalho contínuo de todas nossas áreas, que estão atuando cada vez mais em sinergia. Acreditamos que, com essa estrutura de custos, podemos oferecer melhores tarifas (o que acaba sendo um diferencial importante para percepção do público), ampliando nossas bases para o interior do Brasil e valorizando o que chamamos de "efeito Gol", que é o estímulo de demanda de viagens para mais cidades brasileiras.

Carlos Antunes - Tap Air Portugal

A nossa inspiração tem sido olhar para os desafios que o setor da aviação enfrentou recentemente e tentar planejar o futuro com esse aprendizado, tentando sempre desenvolver soluções inovadoras para os próximos passos. Não é um planejamento simples, a operação aérea envolve muitos componentes. É necessário o desenvolvimento de estratégias que não esqueçam a nossa responsabilidade ambiental, social, de gênero, financeira e acima de tudo com o cliente, mantendo o papel importante de transportar vidas e mercadorias de forma segura, rápida e sustentável.

Em 2024 a Tap vai continuar a expandir seu alcance, malha aérea e reiterar seu papel de catalizadora de desenvolvimento, facilitadora de negócios, impulsionadora de sonhos, sendo a companhia aérea europeia mais brasileira, transportando com excelência os nossos clientes entre o Brasil e a Europa.

Daniel Bicudo - Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens

O Turismo tem cada vez mais demonstrado seu papel e importância no que diz respeito ao desenvolvimento socioeconômico nos destinos em que está presente. Nosso objetivo é promover a atividade turística de maneira que atenda às necessidades dos visitantes e das comunidades, protegendo os recursos naturais e locais com responsabilidade social.

Dentro do nosso planejamento para o próximo ano e pelo próprio crescimento da Azul Viagens e sua responsabilidade como unidade de negócios dentro da Azul, queremos cada vez mais desenvolver mercados em suas origens e destinos. Acreditamos que temos capacidade e conhecimento para desenvolver mais produtos em mercados não explorados.

John Rodgerson - Azul Linhas Aéreas

Estou animado porque agora estamos financeiramente em uma posição muito sólida e com uma demanda do mercado cada vez mais forte. Em 2024, receberemos novas aeronaves, que são ainda mais tecnológicas, e seguiremos nosso plano de crescimento.

Danillo Barbizan - Delta Air Lines

Em um cenário macro, números como PIB mundial, PIB dos Estados Unidos e PIB do Brasil, por possuírem uma caraterística de impacto direto na aviação. Também me inspiram os líderes diretos e globais da Delta Air Lines. Por último e tão importante quanto os anteriores, o time de Vendas da companhia no Brasil, que está sempre em busca de garantir que as expectativas deles sejam alcançadas.

Jacqueline Conrado - United Airlines

Boa parte da minha inspiração e planejamento para 2024 é inovação: como a United pode inovar no Brasil e aprimorar a experiência do cliente. Isso está totalmente relacionado a pessoas (como nós da United, como um time, podemos nos desenvolver e aprimorar ainda mais nossas parcerias e encantar nossos clientes) – elevar a barra de um trabalho que eu diria que foi muito relevante e de destaque em 2023, trazer soluções aos nossos parceiros ainda mais aderentes à sua realidade e necessidades em toda a jornada de viagem, e claro, avançar em sustentabilidade e, diversidade e inclusão. A United está verdadeiramente revolucionando o setor e reestruturando nosso negócio a partir dessas premissas.

O futuro da aviação é um futuro sustentável e com pessoas de diferentes perspectivas e histórias de vida, que contribuem com nossa inovação e, por consequência, nosso sucesso.

Raphael de Lucca - Copa Airlines

Nossa orientação para 2024 é fortemente influenciada por nossa cultura organizacional, enraizada em valores que promovem o respeito pela diversidade e inclusão. Os princípios éticos e a transparência permeiam nossas ações, servindo como bússola para nosso planejamento. Nosso compromisso é não apenas proclamado, mas vivido por meio de cada iniciativa.

Alessandro Cunha - Aviva

O próprio setor de Turismo, em âmbitos nacional e internacional, tem inspirado a maneira como olho para o ano de 2024 da Aviva. Estar sempre atualizado com as práticas de outras gigantes do mercado e as análises, estudos e projeções de fontes relevantes e sólidas do setor é primordial para entender o momento do mercado e projetar os próximos passos e metas da Aviva e seus destinos de maneira inteligente e assertiva.

Contamos com o apoio da Mapie, que auxilia nossa área de produtos com análise das tendências de mercado, fornecendo insights e insumos para construção e defesa de nosso plano estratégico, e da Falconi, que nos ajuda no sistema de gestão e a aplicar esse plano estratégico de maneira inteligente.

Chieko Aoki - Blue Tree Hotels

Quem tem me inspirado, apesar de não ser do nosso setor, é o Carlos Ferreirinha, especialista no segmento de luxo, por conta da sua visão de produto e mercado. Outro exemplo é a Copastur Viagens e Turismo e sua equipe, principalmente Edmar Bull, CEO da empresa, que mantém direção firme nas suas crenças.

Matt Teixeira - BWH Hotels

Como responsável pela estratégia global de distribuição B2B da BWH Hotels, costumo contar com diversas fontes para o planejamento estratégico. Começando pelos nossos maravilhosos clientes, desde os parceiros locais e regionais até aos distribuidores globais em todos os segmentos da indústria de viagens.

Quando se trata de planejamento estratégico, é vital ouvir a voz do cliente. Além disso, como rede hoteleira líder global composta por três empresas hoteleiras, incluindo WorldHotels, Best Western Hotels & Resorts e SureStay Hotels, é crucial ouvir os nossos hoteleiros. Eles são essenciais para o nosso sucesso. Por fim, há algumas pessoas que sempre me fascinaram com a sua visão do setor da distribuição, então eles fazem igualmente parte das minhas influências no que diz respeito ao planejamento estratégico.

Viviane Amadei - BWH Hotels

Para 2024, focarei em flexibilidade, fidelidade e experiência do cliente, uma prioridade para a BWH Hotels e onde teremos muitas boas novidades.

Aline Bueno - Argo Solutions

Eu tenho pensado em 2024 praticamente desde o início do segundo semestre. Completei seis meses à frente da Argo recentemente, entendendo o que seria possível executar em 2023 e continuar e/ou começar em 2024. São alguns: time, clientes e parceiros, sem falar em nossos concorrentes. Acho que é um exercício de dentro pra fora, fora pra dentro e 360°. Intenso, importante e focado.

Andreia Chiarato - R1 Soluções Audiovisuais

Quem sempre me inspira muito, em todos os momentos, é o Rafa, que é o CEO do grupo e meu marido. Então, nós sempre conversamos, sempre realizamos muita troca. E o que também tem me inspirado muito é participar de alguns grupos de networking de liderança feminina, que me fazem aprender com outras líderes.

Isso tem sido bem importante para eu fazer o planejamento do próximo ano. O que eu preciso olhar com mais atenção, o que precisa ser revisto, enfim.

Karina Fioranelli - Sabre Travel Solutions

Com tantas mudanças na distribuição do conteúdo de viagens, minha maior inspiração vem da "voz do cliente". Ao planejar 2024, nosso foco será em ajudar nossos clientes e toda a indústria a construir o futuro das viagens. Com a chegada do NDC como um novo padrão de transmissão de dados, me inspira demais saber que existem muitas complexidades a serem resolvidas até que a experiência de compra, especialmente no B2B, seja elevada a novos patamares de personalização. A motivação vem em saber que soluções tecnológicas continuarão sendo imprescindíveis para agregar, normalizar e escalar, com segurança, esse conteúdo vindo de diversas fontes.

Luis Ferrinho - Omnibees

As perspectivas animadoras do Turismo e da Hotelaria para 2024 no Brasil são as principais fontes de inspiração para a Omnibees neste futuro próximo. Ao longo deste ano, testemunhamos uma notável movimentação nos hotéis de lazer e corporativos brasileiros, dissipando qualquer dúvida sobre a demanda reprimida decorrente do período de pandemia.

Após um 2023 marcado por conquistas significativas, estamos confiantes de que essa trajetória ascendente será mantida no próximo ano. Nossa empresa permanecerá firme na missão de simplificar a vida de nossos clientes, continuando a inovar por meio da tecnologia. Um exemplo tangível desse comprometimento é o notável crescimento de mais de 400% em reservas nas soluções de distribuição corporativa em comparação com 2022, uma conquista extremamente promissora para 2024. Reforçamos nosso compromisso em surpreender constantemente nossos clientes com o lançamento de novos produtos que não apenas atendem, mas superam suas expectativas.

Acreditamos que a chave para nosso sucesso contínuo reside na dedicação à excelência e no foco incansável em atender às necessidades em constante evolução do mercado. Expressamos nossa gratidão aos parceiros pela confiança depositada em nós até agora e estamos dedicados a fortalecer ainda mais nossos relacionamentos com os clientes, oferecendo soluções inovadoras e um serviço excepcional. Por último, é imperativo destacar o notável trabalho da equipe da Omnibees, sempre empenhada em entregar o melhor aos nossos clientes e parceiros. Sem o comprometimento dessa equipe engajada, nada disso seria possível.

Alexandre Pereira - Secretaria do Turismo de Fortaleza e Anseditur

Uma cidade boa para o turista tem que ser boa para quem mora nela. O nosso propósito tem sido colaborar para tornar a cidade cada vez melhor para o fortalezense, criando um senso de pertencimento e orgulho entre os residentes. Entendemos que o morador é o principal divulgador de um destino e seu depoimento sempre vai influenciar pessoas e trazer novos visitantes. As rotas criativas valorizam a cultura e a identidade do local e das pessoas que moram nele.

Alexandre Sampaio - CNC e FBHA

O planejamento para 2024 é decidido pela diretoria executiva e ratificado pelo Conselho de Representantes; portanto, não existe uma inspiração individual. Aliás, pelo contrário, é tudo fruto de uma estratégia coletiva e consensada por todos os participantes (sindicatos patronais) adimplentes da FBHA.

Confira logo abaixo a edição na íntegra:

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