Victor Fernandes   |   29/09/2023 16:20
Atualizada em 29/09/2023 17:40

Artur Andrade, da PANROTAS, lista 10 tendências do Turismo na ABAV EXPO

Editor-chefe da PANROTAS analisou aspectos que podem influenciar a indústria do Turismo no futuro


PANROTAS/Marluce Balbino
Artur Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS
Artur Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS

Qual é o futuro do Turismo? Esta é a pergunta que Artur Andrade, Chief Communications Officer e editor-chefe da PANROTAS, buscou responder durante palestra neste terceiro e último dia de Abav Expo 2023. Explorando as mudanças do Turismo e do próprio jornalismo nos últimos 30 anos, enquanto compila as mudanças de comportamento mais recentes, Andrade citou 10 aspectos que podem influenciar a indústria do Turismo e suas tomadas de decisão.

"Turismo é um ciclo que se repete e se supera. É preciso conhecer o passado para entender o futuro."

Artur Andrade, Chief Communications Officer e editor-chefe da PANROTAS

Artur iniciou a palestra analisando tudo o que aconteceu na indústria e no mundo para chegarmos onde estamos atualmente, incluindo o desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias, incluindo o advento da Inteligência Artificial, e as inúmeras crises - bolha da internet nos anos 1990, recessão do começo dos anos 2000, 11 de setembro, grande recessão de 2008 e pandemia, entre outras.

Na questão crises, Artur também questionou quais foram as principais mudanças após a pandemia de covid-19, citando que tendências como redução das viagens, fim do trabalho presencial e maior flexibilidade para trabalhar, viajar ou estudar não se concretizaram por completo. Muito mudou, mas está havendo um boom de viagens, o trabalho híbrido parece estar sendo a opção preferida por empresas, e a flexbilidade não é tão grande assim, já que o trabalho presencial voltou até certo nível.

10 Tendências do Turismo

1. Conteúdo

Variedade de produtos, cases, experiências, relatos, fotos e reportagens é importante. "A diversidade de passageiros de vocês exige uma diversidade de conteúdo por parte de vocês, agentes de viagens", afirma Andrade.

2. Storytelling

Forma + Conteúdo + Encantamento + Valor. "Uma viagem não é só o transacional, mas é a história que você vai contar, o serviço, a assistência. O produto o on-line pode entregar".

3. Tecnologia

Automatização, distribuição, comunicação e saber sobre o que pode fazer com a tecnologia é essencial para o Turismo. Sobre a Inteligência Artificial, Artur Andrade explicou que ela será um diferencial: "Não estamos competindo a IA, mas com quem usa IA. Seja ousado, responsável e disposto a aprender".

4. Nichos e Especialização

Duas grandes apostas do Artur Andrade para nichos e especialização são luxo e esportes, mas viagens voltadas para natureza, mundo pop e bem-estar também estão em alta.

Artur também compartilhou resultados de pesquisa da TRVL Lab com os nichos mais buscados do Turismo. Confira abaixo.

  1. Turismo de sol e praia
  2. Cruzeiros
  3. Turismo histórico e cultural
  4. Parques aquáticos e temáticos
  5. Turismo gastronômico
  6. Ecoturismo
  7. Turismo religioso
  8. Turismo de bem-estar
  9. Turismo de esportes e aventura
  10. Retiros

5. Transformação do agente de viagens

Para Artur Andrade, a transformação e prosperidade do agente de viagens passa necessariamente pela união. Alguns exemplos dessa união são:

  • Político-associativa: Abav
  • Estratégica: Unav, Integração Trade, GEA, Travel Leaders
  • Financeira: Fusão, joint venture, aquisições
  • De conteúdo: Franquias, ICs, afiliados
  • Fidelização: De programas específicos a condições e benefícios, relacionamento e conhecimento da marca

6. Viagens mais complicadas

Após a pandemia, viajantes estão mais exigentes e buscando cada vez viagens mais complicadas. Para o editor-chefe da PANROTAS, este movimento é positivo para agentes de viagens, já que "ancillaries representam mais escolhas e mais produtos para vender ao viajante".

7. Personalização

De acordo com Andrade, é preciso que o agente de viagens invista na sua diferenciação e personalização dentro do mercado, sempre utilizando a tecnologia ao seu favor para produção de conteúdo e atendimento.

8. Mundo multi

Em um mundo cada vez mais multifacetado, Artur destacou a importância de conhecer a multicanalidade, cliente múltiplo, viagens com múltiplos propósitos e colaboradores multitarefas. "Mas não da para fazer tudo, é preciso selecionar", pondera.

9. Gente demais ou de menos

Questionando a mão de obra atual da indústria do Turismo, o CCO da PANROTAS afirmou que há "muita gente nova no Turismo, é preciso ter paciência, e é preciso instruir seu passageiro sobre isso. O Turismo peca em reter talentos e um grande desafio é o gerenciamento de pessoas".

10. ESG

Em seu último tópico, Artur Andrade foi categórico: "Não é mimimi. Somos diversos". Para o jornalista, a sustentabilidade - do planeta e do negócio, assim como a diversidade é importantíssima para o futuro do Turismo, e das empresas da indústria.

PANROTAS / Emerson Souza
Artur Andrade apresentou aos agentes de viagens possibilidades do setor
Artur Andrade apresentou aos agentes de viagens possibilidades do setor

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo.

Tópicos relacionados