Felippe Constancio   |   29/07/2016 10:47

8 super dicas de agentes de viagens consagrados

Executivas de prestígio no mercado aqui apresentadas dão conselhos de como se tornar uma - ou um - agente de viagens de sucesso


Motivationaletter

"Ser agente de viagens a lazer é uma função complexa. Mas é uma carreira que pode ser muito compensadora quando o profissional é extremamente organizado e detalhista, com habilidades na comunicação escrita e falada, entusiasmo, vontade de trabalhar, interesse em viagem e sede por novos lugares e produtos".

É o que acredita a presidente da nova-iorquina Valerie Wilson Travel, Kimberly Wilson Wetty.

Além dela, outras seis executivas de prestígio no mercado norte-americano dão conselhos de como se tornar um agente de viagens de sucesso. Confira (e preste atenção!):

1 - Detone no básico
"A coisa mais básica é a comunicação. Sempre falei: 'quem atende ao cliente a tempo ou responde e-mail com informações claras geralmente sai ganhando'. Indo direto ao ponto, seja claro, profissional, mantenha a pessoalidade, não prometa muito e entregue muito mais. Crie seu próprio esquema de organização e assim você ficará entre os melhores projetos ligados aos clientes. Se você começar a desenvolver isso cedo, terá ganhos de produtividade conforme o negócio avança. Jamais ignore seus clientes. Fique atento a cada detalhe e não pense que tudo vai se resolver para o cliente, a menos que você tenha escrito isso. Escreva tudo."

- Andi Mysza, presidente da MTravel.

2 - Aprenda a fazer laços
"Fazer networkingé uma habilidade. Seja acessível. Conecte-se com o máximo de pessoas que você puder para aumentar sua base. Fique próximo dos programas das Câmaras de Comércio - troque cartões no "clube" local ao mesmo tempo que estiver antenado quanto aos serviços e tenha as vendas sempre em mente."

- Kathryn Mazza-Burney, VP de vendas globais da Travel Savers

3 - Foque em alguma especialidade
"Quando você começa algo, tem de focar o máximo possível. Selecione um produto que você possa estudar até se tornar especialista nele. Isso vai te diferenciar da concorrência. Tire vantagem das taxas dos agentes de viagens, famtrips e etc. A melhor forma de vender é experimentando o produto e compartilhando as experiências com os clientes. Eles reconhecerão a apreciarão a sua 'paixão' por aquele produto."

- Debbie Fiorino, vice-presidente sênior da Cruise One/Dream Vacations

4 - Aproveite os treinamento
"Treine e faça coachingo quanto antes em sua carreira. Assista a programas relacionados à profissão e também voltados a empresas. É um bom jeito de entrar no clima, aprender sobre as ferramentas de vendas e produtos, além de construir uma rede profissional para si."

- Kimberly Wilson Wetty, Valerie Wilson Travel

5 - Fale sobre o que é importante com os clientes
"Saber quais suas habilidades na hora de vender é fundamental. É preciso construir um relacionamento e saber conversar. A sondagem sobre as necessidades e os desejos do cliente é feita por meio de perguntas abertas, que vão fechando o foco. Se você esperar que eles façam perguntas, vai perdê-los. Peça para que descrevam suas últimas férias, digam o que gostaram e não gostaram."

- Elaine San Juan, diretora da Worldview Travel para a região Oeste dos Estados Unidos

6 - Tenha certeza da sintonia
"Saber o que seu cliente quer e precisa não é tudo. Você precisa ter certeza de que está fazendo as recomendações pertinentes. Lembre-se que esta é uma relação de negócios e seu cliente é o principal ativo. Não encare reservas como transações. Elas são a chance de se construir um relacionamento que pode resultar em reservas futuras e referências."

– Jackie Friedman, presidente da Nexion

7 - Crie sua identidade de marca
"Crie sua própria marca pessoal. Assim as pessoas começarão a reconhecer você nos planejamentos de viagens de férias. Mostre seus valores e por que alguém faria reservas com você e não com outra pessoa. Mostre isso a sua base de clientes. Essa é a melhor forma de se envolver com eles."

- Debbie Fiorino, vice-presidente sênior da Cruise One/Dream Vacations

8 - Use a tecnologia com criatividade
"Uma das qualidades mais importantes de um agente de viagens de sucesso é a capacidade de adaptar as novas tecnologias de forma criativa, sem perder o toque pessoal. Há formas criativas de usar recursos e ainda assim manter proximidade com seus clientes."

- Claire Bennett, vice-presidente da American Express Travel

Tópicos relacionados