Renato Machado   |   21/09/2016 12:54

Avianca é a 1ª aérea sul-americana com internet a bordo

A Avianca Brasil anunciou que é a primeira companhia aérea da América do Sul com internet a bordo. O Airbus A320, que nesta manhã já operava com o sistema no voo 4301, entre Rio de Janeiro e Salvador, é a primeira de cinco aeronaves com a tecnologia que a e

Renato Machado
Abel Avellan, da Gee, entre José Efromovich e Frederico Pedreira, da Avianca Brasil
Abel Avellan, da Gee, entre José Efromovich e Frederico Pedreira, da Avianca Brasil

A Avianca Brasil anunciou que é a primeira companhia aérea da América do Sul com internet a bordo. O Airbus 320, que nesta manhã já operava com o sistema no voo 6200, entre Rio de Janeiro e Salvador, é a primeira de cinco aeronaves com a tecnologia que a empresa promete disponibilizar até o final de outubro.

Em evento para a imprensa, o presidente do conselho da Avianca Brasil, José Efromovich, cravou que “2016 passa a ser o ano da consolidação dos processos de renovação da empresa”. “O Brasil tem hoje efetivamente internet conectada em um avião, funcionando plenamente e permitindo que o passageiro tenha acesso à rede.”

De acordo com o executivo, foram investidos US$ 25 milhões na primeira fase de implementação da tecnologia, que deve acabar no fim de 2017 com 80% da frota da Avianca Brasil ofertando internet a bordo a seus passageiros.

No entanto, o projeto, em parceria com a Global Eagle Entertainment (Gee), deverá perdurar por mais tempo. Os executivos explicaram que o processo de implantação da tecnologia não termina em 2017, “seja pela chegada de novas aeronaves, seja por novas parcerias e tecnologias”, comentou o presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira.

Pedreira explicou que a Avianca irá “dar prioridade às rotas mais longas, pois é nelas que se faz mais necessário o uso dessas tecnologias”. “[O A320 com a tecnologia de acesso à internet a bordo] não ficará amarrado exclusivamente a uma rota.”

Ao longo dos três primeiros meses, para entender o uso do passageiro, como explicou Efromovich, a aérea irá oferecer o serviço como degustação, sem cobrança alguma de taxas. Após esse período, a Avianca irá definir as formas de taxação. “Queremos que os passageiros se conectem com o produto, por isso o preço será atrativo”, disse Pedreira. José Efromovich explicou que o acesso será dividido por categorias, com planos de dados diferentes, sempre cobrados por meio de cartão de crédito.

O presidente global da Gee, Abel Avellan, afirmou que “nosso sonho é que o passageiro tenha a mesma capacidade de conectividade que tem em casa durante o voo”. Durante sua apresentação, Avellan mostrou que o sistema instalado tem capacidade para suportar o acesso à internet, TV ao vivo, filmes, jogos e redes sociais. Porém, como explicou Efromovich, “nessa primeira fase não haverá serviços como o Netflix, ficará restrito ao conteúdo do hardware, com acesso a páginas web e redes sociais. Esse é um programa de dez anos, isso ainda vai evoluir para esse próximo estágio”.

O projeto para a instalação do sistema de hardwares que permitem o acesso à internet durante os voos da Avianca se iniciou em dezembro de 2014. A aeronave teve a antena instalada em junho de 2016 e ficou aguardando a autorização final da Anac, que ocorreu no último dia 18.

Em julho, outra companhia aérea brasileira anunciou estar em processo avançado para a disponibilização do sistema de internet a bordo. Com antena instalada em um 737, a Gol aguarda tal liberação da Anac para iniciar o fornecimento do serviço. Uma segunda aeronave do mesmo modelo iniciou esta semana o processo de instalação da antena, no Centro de Manutenção da Gol, em Confins (MG).

Tópicos relacionados