Antonio R. Rocha   |   01/07/2014 10:43

Atrair a mídia foi um dos focos de Natal na Copa

NATAL - A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde) acaba de fazer um balanço do projeto Press in Natal, que implantou suporte de mídia durante o período

NATAL - A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde) acaba de fazer um balanço do projeto Press in Natal, que implantou suporte de mídia durante o período dos quatro jogos da Copa do Mundo na capital potiguar. A ação de marketing contou com distribuição de press kits entre imprensa internacional e nacional, entrega de pendrives com matérias em três idiomas (português, inglês e espanhol) e banco de imagens, além de vários tipos de brindes entre os jornalistas que estiveram em Natal de 10 a 25 de junho.

Desenvolvido por uma equipe de cinco jornalistas, o Press in Natal foi responsável também pela estruturação e articulação de passeios pela capital potiguar com a imprensa visitante. Foram roteiros turísticos e culturais. Em alguns casos, o tour foi adaptado à pauta do jornalista, como foi o caso do norte-americano Cristoffer Kudialis, do jornal National Catholic Register (Alabama), especializado em temática católica. O jornalista fez um circuito de igrejas em Natal e se disse impressionado com o estilo barroco, mesmo simples, que marca a Igreja do Galo.

Outra curiosidade ficou por conta dos jornalistas chineses Jiaxin Huang e Xianzhong Guo, do jornal Southern Metropolis Daily, de Guangzhou. Eles vieram no período da Copa, mas o intuito foi uma matéria sobre turismo. Conheceram os principais atrativos de Natal e prometeram ampla reportagem sobre o destino.

O projeto da Secretaria de Turismo de Natal na Copa do Mundo atendeu cerca de 500 jornalistas, que receberam press kit e em vários casos fizeram passeios turísticos. A maioria foi composta por mexicanos, norte-americanos, japoneses, uruguaios e italianos, que cobriram suas respectivas seleções nos quatro jogos em Natal.

O Press in Natal também atraiu profissionais de imprensa da Alemanha, França, Inglaterra, Canadá, China, Colômbia e Peru, que estiveram na capital potiguar na primeira fase da Copa. Entre a imprensa nacional, o projeto chegou a equipes da TV Globo, SporTV, ESPN e Fox, entre outras, além do jornal O Globo, que mandou dois repórteres a Natal. Na semana passada, a Seturde divulgou número de 173 mil visitantes em Natal por conta do campeonato.

Tópicos relacionados