Artur Luiz Andrade   |   04/07/2016 11:44

Royal muda modelo e Amaral é representante na AL

Depois de sete aos e meio com escritório próprio no Brasil, a Royal Caribbean voltará ao modelo de representação, como tinha com a Sun & Sea anteriormente. Desta vez, o representante será Ricardo Amaral, que hoje atua como vice-presidente da empresa mar


Emerson Souza
Depois de sete anos e meio com escritório próprio no Brasil, a Royal Caribbean voltará ao modelo de representação, como tinha com a Sun & Sea anteriormente. Desta vez, o representante será Ricardo Amaral (foto), que hoje atua como vice-presidente da empresa marítima para a América Latina. Amaral cuidará do Brasil e dos representantes internacionais na região, por meio de sua empresa, já aberta e que passa a funcionar oficialmente em 1º de agosto, baseada em Santo André (SP). Ele será responsável por Vendas, comercial e Marketing. O México continua na Royal, com o diretor André Pousada.

O escritório da Royal continua aberto por pelo menos dois anos, e será no Edifício Itália, para questões financeiras de viagens já vendidas. "Tem gente que já comprou cruzeiro até 2018", disse Amaral ao Portal PANROTAS.

A nova estrutura está sendo montada, mas não será a mesma do atual escritório da Royal Caribbean, incluindo troca de parte da equipe. Amaral também deverá representar a Pullmantur, que já estava sob a representação da Royal Caribbean. A razão social da nova empresa de Amaral é Acqua Viagens, mas deve ganhar nome fantasia. O call center da empresa continua no Brasil, sob a coordenação de Amaral e com apoio da diretoria de Bob Tavadia, que fica na Royal em Miami.


Veja entrevista exclusiva com Amaral:

PORTAL PANROTAS - Como a Royal justificou a mudança?
RICARDO AMARAL - Em primeiro lugar, vale reafirmar que o escritório da Royal não será fechado. Ele continua funcionando e cuidará de tudo referente às vendas até 31 de julho. Ficará no Edifício Itália, no centro de São Paulo. A empresa está fazendo o movimento certo, assim como o fez ao vir para o Brasil quando tinha navios na costa e o País tinha outro momento. Hoje o ambiente de negócios no Brasil é outro e auto-explicável e questionável. Há investimentos na China e na Ásia em geral que precisam de mais atenção. Abrir e fechar um escritório no Brasil não é fácil, mas a empresa é de capital aberto e está sempre repensando seus investimentos. Acredito que ainda teremos navios da Royal no Brasil novamente (isso depende mais do País) e mesmo o modelo de negócios pode voltar.

PORTAL PANROTAS - Como você avalia essa sua nova mudança profissional? Não foi convidado para ir para Miami?
AMARAL - Gosto de Miami e dos Estados Unidos, mas muito mais do Brasil. Sou um otimista nato e acredito no País. É uma mudança grande, estou fazendo um investimento no meu negócio dessa vez e apostando em "comprar na baixa e fazer o negócio dar certo". Já tive momentos únicos na Royal, como a abertura dos escritórios no Brasil e no México, o case do Island Escape e esse é mais um, agora em novo modelo. As boas novidades da Royal continuarão.

PORTAL PANROTAS - Mas as vendas da Royal caíram com a crise?
AMARAL - Pelo contrário. Nunca estivemos tão bem. Não temos operação na América Latina mas vendemos mais que muitos países da Europa, por exemplo. Mas estamos vendendo para a ponta do iceberg, o potencial é maior.

PORTAL PANROTAS - O que muda na estrutura?
AMARAL - O escritório do México continua com a Royal, com a direção do André Pousada, que está indo muito bem. Eu vou cuidar, através da Acqua, que deve ganhar nome fantasia em breve, de todos os escritórios da América Latina, e do Brasil. Nada muda com os representantes, que estão fazendo ótimo trabalho. E que agora terão alguém que vem do outro lado do negócio. Cuidaremos do call center, de cerca de dez pessoas, com a supervisão de Bob Tavadia, que continua na Royal, em Miami. E teremos no total cerca de 35 funcionários. Ainda faltam dez posições, incluindo Markerting, e os interessados podem enviar currículo para ddantas@rccl.com.br.

PORTAL PANROTAS - Quem fica e quem sai de sua equipe anterior?
AMARAL - Alexander Haim será o diretor de Vendas América Latina. Erika Aguilar, a gerente de Vendas América Latina. Marcio Monte, diretor de Operações. Diego Dantas, diretor de Planejamento e Mercado. E minha secretária, Paula Bottesini, vai comigo, claro. O Alex Calábria e a Fernanda Dominicis são dois que deixam a Royal, por projetos pessoais. Vamos cuidar, como falei, de Vendas, comercial e Marketing e ainda há dez vagas em aberto.

PORTAL PANROTAS - Quem cuidará do escritório da Royal no centro de São Paulo?
AMARAL - Isso ainda está sendo decidido mas a Daniela Pugliesi, gerente financeira, continua.

PORTAL PANROTAS - Onde a Acqua funcioná em Santo André?
AMARAL - Na avenida Portugal, uma das principais dessa cidade que está se transformando num polo de Turismo, com as sedes da CVC, Rextur Advance, Submarino Viagens...


Leia abaixo o comunicado que está sendo distribuído aos agentes de viagens:

“Prezados agentes de viagens,

Gostaríamos de comunicá-los sobre algumas decisões estratégicas, que mudarão o modelo de vendas e distribuição do grupo Royal Caribbean no Brasil.

A partir de 1º de agosto, nossas marcas serão gerenciadas por um distribuidor exclusivo no Brasil, uma empresa de Ricardo Amaral. Como vocês sabem Ricardo atuou como vice-presidente regional para América Latina e diretor geral Brasil, desde que abrimos nosso escritório corporativo em janeiro de 2009. Sob sua liderança, nossos escritórios do Brasil, México e representantes internacionais em vários países da América Latina atingiram sólidos resultados comerciais e um crescimento constante para nossos negócios.

Desejamos ao Ricardo todo sucesso nessa transição que acontecerá ao fim de julho de 2016 em seu novo negócio como distribuidor exclusivo no Brasil e provendo serviços de vendas e marketing para a rede de representantes internacionais da América Latina.

Nosso escritório no Brasil continuará aberto para atender todas as reservas existentes criadas até 31 de julho de 2016. A partir de 1º de agosto de 2016, todas as novas reservas serão feitas e gerenciadas por essa nova empresa em seu novo escritório. Os contatos serão providenciados separadamente.

Nosso compromisso com os parceiros e hóspedes brasileiros continuará durante e após essa transição estratégica. Acreditamos que esse será o melhor modelo de distribuição para assegurar o melhor serviço e atenção aos nossos parceiros, e ao crescente número de hóspedes brasileiros viajando com nossas marcas em todo o mundo.

Atenciosamente,
Royal Caribbean Cruzeiros Brasil

Tópicos relacionados