Roberta Queiroz   |   22/06/2016 09:10

Cinco ciclovias para explorar a Alemanha no verão

O país tem 70 mil quilômetros de ciclovias e 200 rotas de longa distância para percorrer

A Holanda pode até ser a cidade das bicicletas, mas a Alemanha não estão tão atrás assim. São 70 mil quilômetros de ciclovias e 200 rotas de longa distância para percorrer castelos, vinícolas, fronteiras, margens e florestas.

Pedalar é uma das melhores formas de conhecer, ou redescobrir, a Alemanha no verão. Ser inexperiente não é motivo para desistir do passeio, já que há trilhas seguras para novatos e experientes devidamente certificadas pela Federação dos Ciclistas Alemães (ADFC).

O amor pela bicicleta e a tradição do esporte é tanta que existem até estabelecimentos Bed & Bike, ou seja, acomodações dedicadas para os ciclistas descansarem e se prepararem para o próximo trecho da rota.

Conheça agora cinco trilhas que vão fazer você deixar a preguiça de lado e explorar uma Alemanha diferente.

ROTA ROMÂNTICA
Divulgação/DZT

Esta é uma das rotas mais populares na Alemanha graças à sua cultura e paisagem. O percurso de 424 quilômetros, criado em 1950, recompensa o ciclista com o vale Tauber, o castelo de conto de fadas de Neuschwanstein e diversas cidades antigas e emblemáticas. O circuito começa em Würzburg e termina em Füssen com subidas de nivel médio.

EUROROTA R1
Divulgação/DZT

A ciclovia atravessa a Alemanha em 960 quilômetros. A trilha sai das colinas de Weserbergland para o campo de Fläming, passando pelos rios Weser, Saale e Elba. Quem se aventurar pela Eurorota ainda conhecerá sete Patrimônios Mundiais da Unesco, como a cidade Bauhaus de Dessau. O passeio termina a 85 quilômetros de Berlim.

ROTA DOS 100 CASTELOS
Divulgação/DZT

Prepare-se para conhece mais de 100 castelos, palácios e residências históricas ao longo de 960 quilômetros. A rota é basicamente plana e conta ainda com jardins e edifícios renascentistas e barrocos. Na região de Münsterland há uma série de instalações para ciclistas.

ROTA DO VINHO ALEMÃO
Divulgação/DZT

Os amantes de vinho e de trilhas com subidas íngremes não podem deixar de desbravar a rota que começa e Schweigen-Rechtenbach e termina quase 100 quilômetros depois, em Bockenheim. Ao longo do caminho com 94 quilômetros de extensão, é possível encontrar tabernas e adegas e, claro, saborear vinhos combinados com a gastronomia local. Dica: visite a Floresta do Palatinado, uma das maiores reservas naturais alemãs.

ROTA DE STUTTGART
Divulgação/DZT

A rota atravessa os Alpes da Suábia, as vinícolas do rio Neckar e a antiga fronteira do império romano em 400 quilômetros. A trilha tem uma ótima estrutura para e-bikes (bicicletas elétricas), incluindo lojas de aluguel e estações para carregar baterias.

Descubra outras rotas e informações clicando aqui.

Tópicos relacionados