Diego Verticchio   |   25/07/2016 13:22

Roteiro liga serra e mar do Rio em uma viagem; conheça

Viajar pelas montanhas, curtir o frio da Serra e saborear as melhores cervejas artesanais da região. No dia seguinte acordar, viajar cerca de 70km e chegar nas praias mais belas do Estado do Rio, onde a temperatura gira em torno dos 28ºC. Uma viagem com dois roteiros opostos. Esta &eacu


TurisRio
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é uma das cidades a fazer parte do roteiro

Viajar pelas montanhas, curtir o frio da Serra e saborear as melhores cervejas artesanais da região. No dia seguinte acordar, viajar cerca de 70km e chegar nas praias mais belas do Estado do Rio, onde a temperatura gira em torno dos 28ºC. Uma viagem com dois roteiros opostos. Esta é a proposta do Roteiro Rio Serra Mar, lançado pelo Sebrae-Rio com objetivo de juntar, através da rodovia RJ142, dois segmentos distintos e muito procurado pelos turistas.

O projeto nasceu após a conclusão da RJ142, que liga as cidades de Nova Friburgo a Casimiro de Abreu, e responsável por fazer a viagem da Serra à Região dos Lagos passar de cinco horas para 50 minutos. Idealizado pelo Sebrae-Rj, o projeto demorou três anos para sair do papel e reúne 400 empresas de dez municípios: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Niterói.

“Trata-se de um produto fantástico, com rara beleza. Agora um viajante de fora do Estado pode conhecer nossas montanhas e praias num mesmo roteiro, experimentando sensações diferentes em uma viagem”, comemorou o diretor do Sebrae-RJ, Evandro Alves.

Marluce Balbino
Os roteiros estão disponíveis no site www.serramarrio.com.br e podem ser montados de acordo com as características de cada viajante. Segundo o gestor do projeto, Bruno Fernandes, o portal é de fácil usabilidade e já propõe roteiros aos visitantes.

“Trata-se de um produto pensado para o carioca e fluminense quanto para aquele turista que não conhece nosso Estado. Foi um trabalho de formiguinha que gerou um resultado completo. Nossa missão no Sebrae é gerar emprego e renda, quando isso acontece através do turismo mostrando um região com potencial enorme quanto o Estado do Rio, o trabalho se torna melhor ainda”, garante.

Presidente do Fórum Estadual de Turismo, José Mauro Haddad, que também preside a Neltur, de Niterói, enfatizou a importância do projeto para ajudar a tirar o Rio de Janeiro da grande crise econômica.

“O Estado tem um potencial enorme para ser explorado turisticamente. Este roteiro traz novas oportunidades para os empresários da região”, afirmou.

Tópicos relacionados