Artur Luiz Andrade   |   03/08/2017 17:05

Fortaleza prepara virada no Turismo nacional; entenda

Quando Roberto Claudio estava montando seu secretariado no segundo mandato à frente da Prefeitura de Fortaleza, iniciado em janeiro deste ano, considerou o nome do atual secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, para outras pastas, como Desenvolvimento Econômico. Ma


Emerson Souza
O secretário Alexandre Pereira mostra o projeto de transformação dos espigões da cidade (píeres que avançam sobre o mar) em áreas de entretenimento temáticas
O secretário Alexandre Pereira mostra o projeto de transformação dos espigões da cidade (píeres que avançam sobre o mar) em áreas de entretenimento temáticas

Quando Roberto Claudio estava montando seu secretariado no segundo mandato à frente da Prefeitura de Fortaleza, iniciado em janeiro deste ano, considerou o nome do atual secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, para outras pastas, como Desenvolvimento Econômico. Mas Pereira fez questão de pedir a Secretaria de Turismo, pois queria um novo desafio na carreira política (ele já havia sido secretário de Cid Gomes, no governo do Estado). O Turismo responde por 22% do PIB da cidade e Pereira viu que o sucesso nessa área estava intimamente ligado ao engajamento do morador com o destino.

“Queria que o fortalezense resgatasse o amor pela cidade e espalhasse isso nas redes sociais, atraindo mais turistas”, disse Alexandre Pereira, que está em São Paulo para acertar os últimos detalhes do seguro sol que irá lançar em parceria com a ABIH-CE e a CVC. Pereira visitou a sede da PANROTAS nesta quinta-feira e revelou detalhes do projeto que prometem colocar Fortaleza de volta ao mapa dos principais destinos brasileiros.

Além do seguro sol com a CVC e do resgate do amor do morador pela cidade, que está sendo feito via realização de pequenos eventos (como o pôr do sol aos domingos no Mercado do Peixe e na Ponte dos Ingleses, ou as apresentações na nova sede da Secretaria de Turismo, na Praia de Iracema), há projetos mais ambiciosos, como o de revitalização de 3,5 quilômetros da orla (orçada em R$ 232 milhões) e a concessão à iniciativa privada dos quatro píeres (ou espigões, como são chamados pelos locais) dessa mesma orla, que virariam polos de entretenimento, esporte, lazer e atrações turísticas.

“Cada píer será tematizado e terá atrações diferentes. Um terá um heliponto e a aviação como tema; em outro o entretenimento, com música ao vivo e bares; o terceiro contará com áreas de mergulho e um Museu do Mar; e o quarto abrigará a mais alta roda-gigante da América Latina, com 60 metros, além de atividades típicas de um boardwalk”, explicou o secretário, que espera que as concessões estejam definidas até o final do ano. Parte da orla já está reformada e Pereira quer levar vida e entretenimento para a região. “Por isso levamos a sede da Secretaria de Turismo para lá”.


Emerson Souza
Alexandre Pereira e Airton Cabral Jr. são recebidos na PANROTAS por Guillermo Alcorta, presidente da empresa
Alexandre Pereira e Airton Cabral Jr. são recebidos na PANROTAS por Guillermo Alcorta, presidente da empresa

Outros projetos incluem a criação de linhas de ônibus turísticas (como de/para o aeroporto e hop on/hop off pelos atrativos da cidade), criação de rotas temáticas (como a dos mercados), capacitação de profissionais que lidam com os turistas (dos taxistas aos vendedores), a criação do Museu do Surfe e maior parceria com os empresários da noite de Fortaleza e com as entidades de Turismo, como ABIH, Abrasel, Sindicato de Hotéis e o Fortaleza CVB. “Já tenho bom relacionamento com essas associações. Será muito fácil”, disse ele.

A verba de R$ 232 milhões para a reforma da orla virá do Banco de Desenvolvimento das Américas (CAF) e deve ser aprovada nos próximos meses pelo Senado.

ÚLTIMOS NÚMEROS

A ocupação da hotelaria em Fortaleza foi de 83% em julho passado (11 pontos a mais em relação a julho de 2016) e o secretário comemora a retomada do Turismo da cidade. O Aeroporto de Fortaleza, que passará a ser administrado pela empresa alemã Fraport AG, já tem ligações com Bogotá, Caiena, Miami, Lisboa, Buenos Aires, Orlando (via Recife), Cabo Verde e Alemanha, graças, em parte, ao incentivo do ICMS sobre o querosene de aviação do governo do Estado. A parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, aliás, também é destacada pelo secretário de Fortaleza. “Estamos alinhados e fazemos muitos projetos juntos”, finaliza.


Emerson Souza
Secretário, com Cabral ao fundo, mostra o vídeo do projeto do pôr do sol no Mercado do Peixe (um domingo por mês o projeto é lavado para a Praia de Iracema, no outro extremo da orla)
Secretário, com Cabral ao fundo, mostra o vídeo do projeto do pôr do sol no Mercado do Peixe (um domingo por mês o projeto é lavado para a Praia de Iracema, no outro extremo da orla)






Tópicos relacionados