Raphael Silva   |   31/10/2017 10:01

Catalunha: por que o Turismo é a grande vítima da crise

Crise política envolvendo a independência catalã da Espanha já mostra baixas nos números do setor, e a tendência é só piorar

Pxhere
Uma das principais atrações de Barcelona, a Sagrada Família
Uma das principais atrações de Barcelona, a Sagrada Família
A crise política envolvendo a independência da Catalunha perante a Espanha segue sem um desfecho mesmo após o parlamento catalão definir pela separação, mas a grande vítima dessa história já está definida: o Turismo. A exemplo da queda substancial no número de passagens aéreas emitidas para o destino, o setor já sofre com a situação incerta em toda a sua cadeia de produção. A baixa de 15% nos gastos de estrangeiros durante as duas primeiras semanas de outubro é apenas mais um indício do que está por vir, como mostra reportagem do portal Skift.

A expectativa de crescimento turístico da Espanha, antes de 4,1%, agora já está em 3,1%. Em Barcelona, por exemplo, principal destino local, a quantidade de reservas hoteleiras caiu 20%, o que deve causar um prejuízo de US$ 1,4 bilhão ao setor caso esse número se mantenha nos últimos meses do ano.

Entre a principal causa do afastamento dos turistas estão o receio de confrontos violentos que envolvam a população e, por vezes, até a polícia espanhola. "O Turismo depende imensamente da imagem, e essa má impressão está afetando gravemente [o destino]", analisou o professor de economia da unidade espanhola da IESE Business School, Javier Diaz Gimenez.

No final da semana passada, o governo central espanhol revogou a autonomia administrativa das autoridades catalãs e convocou novas eleições para o dia 21 de dezembro. Os partidos a favor da independência, no entanto, já disseram que vão resistir pacificamente, e poderão concorrer no novo pleito. Com o prolongamento da situação, uma das regiões espanholas mais atrativas turisticamente podem ter uma queda expressiva da visitação em um período de alta temporada.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2hnIJ3d

Tópicos relacionados