Fernanda Cordeiro   |   12/09/2016 11:00

Confira sete ensinamentos da VP de gestão do Facebook

Para Lori a primeira regra de uma boa gestão é quebrar todas as regras que dizem para ignorar as fraquezas tanto da empresa quanto dos funcionários.


Shutterstock
Lori Goler trabalha desde 2008 no Facebook e atualmente é a vice presidente da área de Pessoas e tem como missão transformar a empresa em um lugar baseado em forças e que é agradável de se trabalhar para todos. Para Lori, a primeira regra de uma boa gestão é quebrar todas as regras que dizem para ignorar as fraquezas tanto da empresa quanto dos funcionários.

Veja outras sete dicas de Lori para ajudar na gestão de pessoas da sua empresa e tornar tanto o ambiente quanto os resultados melhores.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
É importante manter a equipe motivada e todos os funcionários precisam saber o que é esperado deles no horário de trabalho. Ter equipamento necessário, oportunidade de fazer o que sabe de melhor e ter reconhecimento são fatores essenciais para que os funcionário se sintam motivados. Além disso, é importante saber como cultivar essa relação com os colaboradores para que ela não seja ou muito próxima, ou muito distante.

NÃO EXISTE REGRA DE OURO
Quem nunca ouviu o famoso “trate o outro como você gostaria de ser tratado”? Entretanto, Lori diz que não é preciso seguir essa regra para melhorar a gestão dos colaboradores. Para a VP é preciso tratar a pessoa como ela quer ser tratada, não importa quem é ela.

LÍDER X GESTOR
Lori acredita que líderes e gestores exercem funções diferente dentro de uma empresa. Em sua concepção, o gestor devem olhar internamento para a companhia e tentar saber os problemas que existem e suas soluções. Enquanto os líderes devem ter uma visão externa da empresa.

Shutterstock
É PRECISO GUIAR
Um bom gestor oferece a possibilidade e os meios para os que os funcionários da empresa atingirem seus objetivos. É preciso estabelecer previamente quais são as metas e guiar os colaboradores até o propósito final.

DIVISÃO DE TEMPO
É preciso saber dividir do dia para dar orientação e ajudar tanto os funcionários que tem mais dificuldade quanto os que tem melhor desempenho e trazem mais crescimento para a empresa. Afinal, o colaborador que apresenta dificuldade pode acabar sendo no futuro, a sua galinha dos ovos de ouro.

Shutterstock
MUDANÇA DE CARGO
Muitas empresas promovem bons funcionários para funções que não permitam que eles exerçam seus talentos. O que no fim faz com que a promoção não seja algo bom para a empresa e para o colaborador. A dica é criar cargos e posições mais altas diferentes, que permita o crescimento, mas ainda mantenha o funcionário fazendo o que sabe de melhor.

FEEDBACK
Aquela conversa franca com o funcionário é a melhor maneira de evitar repetição de erros e reconhecer o trabalho dele. O feedback é de extrema importância para tanto a empresa quanto os colabores estejam alinhados e segundo juntos. Lori recomenda que os gestores façam isso, uma vez por mês, a cada semestre ou anualmente, o resultado pode ser mais importante do que muitos imaginam.


*Fonte: Infomoney

Tópicos relacionados