Da Redação   |   30/06/2016 17:36

Russo e uzbeque estão entre terroristas de Istambul

Os três homens-bomba responsáveis pelo ataque terrorista na Turquia na última terça-feira (28) eram da Rússia, do Uzbequistão e do Quirguistão. O ataque ao aeroporto de Ataturk, em Istambul, deixou 43 mortos e aproximadamente 230 feridos

Sedat Suna/EPA/Agência Lusa
Trabalhadores do Aeroporto Ataturk, em Istambul, na Turquia, limpam os escombros da área atingida por explosões

Os três homens-bomba responsáveis pelo ataque terrorista na Turquia na última terça-feira (28) eram da Rússia, do Uzbequistão e do Quirguistão. O ataque ao aeroporto de Ataturk, em Istambul, deixou 43 mortos e aproximadamente 230 feridos e foi o mais mortal em uma série de atentados que abalaram o país este ano. A Turquia declarou hoje luto nacional.

Autoridades turcas acreditam que o ataque foi liderado pelo grupo terrorista Estado Islâmico. O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse hoje que o país acredita que a facção seja a responsável pelas mortes no aeroporto de Istambul.

O jornal turco Yeni Safak atribui a responsabilidade do atentado ao checheno Akhmed Chatayev, identificado na lista das Nações Unidas como um dos militantes do Estado Islâmico encarregado por treinar extremistas. De acordo com a polícia turca, hoje foram presos 13 suspeitos de ligação com o grupo terrorista em Istambul e nove, na cidade de Izmir, acusados de financiamento, recrutamento e apoio logístico para o Estado Islâmico.

BRIGA POLÍTICA
Hoje, o principal partido de oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP), acusou o Partido AKP (Justiça e Desenvolvimento) de bloquear uma tentativa de investigação parlamentar sobre os ataques no aeroporto. Ontem, os líderes da oposição haviam solicitado a investigação, mas a proposta foi rejeitada por decisão do Partido Justiça e Desenvolvimento.

O aeroporto Ataturk, onde ocorreu o ataque, é o terceiro mais movimentado da Europa e recebeu 61,3 milhões de passageiros em 2015.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados