Janize Colaço   |   04/12/2017 13:40

Reino Unido e Irlanda concordam em evitar fronteira "dura"

O acordo visa que as fronteiras com o país irlandês, que se mantém ligado à União Europeia, não sejam duras.

Pixabay
Dublin
Dublin

Ainda que o Reino Unido e a Irlanda não tenham chegado a um acordo em relação ao futuro das fronteiras da Irlanda do Norte após o Brexit, um avanço poderá ser alcançado ainda hoje. O acordo visa que as fronteiras com o país irlandês, que se mantém ligado à União Europeia, não sejam duras.

O primeiro ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, afirmou que o momento é bastante favorável ao acordo. "Certamente, as indicações que temos são a de que estamos em um lugar muito melhor nas negociações desde o Brexit", salientou.

Segundo informações do jornal britânico The Guardian, o negociador-chefe do Brexit, Michel Barnier, disse que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, havia concedido após dias de intensas conversações, que a província seria tratada como um caso especial.

Um rascunho de uma declaração conjunta entre a Comissão Europeia e o governo britânico que incluiu, ainda, um compromisso de que "na falta de soluções acordadas, o Reino Unido assegurará na continuação do alinhamento regulatório" com o mercado interno e a união aduaneira.

Entende-se que a Irlanda considera a frase “alinhamento regulatório” proporcionará um maior grau de conforto para ambas as partes — permitindo que as negociações avancem ainda mais. "Com sorte iremos encontra um caminho para avançar ainda hoje”, pontuou Coveney à emissora estatal irlandesa, RTE, referindo-se ao encontro com Theresa May hoje, em Bruxelas.


*Fonte: The Guardian

conteúdo original: http://bit.ly/2nqacGV

Tópicos relacionados