Janize Colaço   |   28/06/2017 18:29

Google é multado em R$ 9 bilhões por manipular resultados

De acordo com as autoridades regulatórias, o buscador manipulou os resultados que, além de prejudicar a concorrência, também induz a escolha dos compradores.

O valor da multa é recorde nesse tipo de ação
O valor da multa é recorde nesse tipo de ação

Acusado de favorecer o seu próprio serviço de vendas on-line, o Google foi multado em 2,7 bilhões de euros — o equivalente a R$ 9 bilhões — pela União Europeia. De acordo com as autoridades regulatórias, o buscador manipulou os resultados que, além de prejudicar a concorrência, também induz a escolha dos compradores. O valor da multa é o mais alto da história para esse tipo de processo.

De acordo com a responsável pela comissão, Margrethe Vestager, o Google abusou do seu domínio como principal buscador da internet e cometeu aquilo que ela classificou como "concorrência desleal". Na sede da União Europeia, Margrethe ainda destacou que a prática é ilegal no bloco econômico e, apesar disso, foi percebida a alteração da empresa, inicialmente no Reino Unido, em 85% das pesquisas, e posteriormente na Alemanha (92%) e França (80%).

Em contrapartida, o Google afirma que as acusações não correspondem com a realidade e que irá recorrer ao processo. Segundo o conselheiro-geral da empresa, Kent Walker, os anúncios são feitos a fim de otimizar o tempo do usuário que fez a pesquisa sobre determinado produto. "O comprador faz a pesquisa no intuito de encontrar o produto o mais rápido possível, e o nosso objetivo é conectá-lo com pequenos e grandes vendedores de maneira rápida e fácil, além de ser útil para ambos", explica.

Caso não cumpra a decisão, uma multa diária de 10,6 milhões de euros será cobrada por dia. E como se a situação já não fosse complicada para a empresa estadunidense, outros órgãos regulatórios europeus afirmam também cogitarem investigar outras possíveis intervenções da empresa, em resultados de imagens e mapas, por exemplo. Além disso, o sistema operacional de celulares Android e o serviço de anúncios Adsense também poderão passar por averiguações.


*Fonte: The Guardian e BBC

conteúdo original: http://bit.ly/2rXk3Ss

Tópicos relacionados