Roberta Queiroz   |   29/11/2016 09:31

CVC investe e locação de carros dobra no nacional; confira

Uma das apostas da CVC no ano passado foi o investimento consistente no departamento de locação de carros. Agora, meses depois, a iniciativa começou a render frutos e dar sinais de consolidação. De janeiro a setembro, o volume de vendas nacionais das agência

Uma das apostas da CVC no ano passado foi o investimento consistente no departamento de locação de carros. Meses depois, a iniciativa começou a render frutos e dar sinais de consolidação.

De janeiro a setembro, o volume de vendas nacionais das agências multimarcas nessa área cresceu 116% e dobrou o saldo registrado em 2016 – período em que o produto chegou a patinar devido aos processos de mudança. Já a receita do internacional aumentou 44%. Atualmente, a CVC possui por volta de cinco mil agências multimarcas distribuídas pelo Brasil.

Quem informou os dados foi o gerente de Produtos Carros da CVC, Flávio Ribeiro. Segundo o executivo, a desmistificação do produto foi crucial para alcançar o retrospecto positivo.

“Temos um potencial enorme de crescimento. A locação de carros é um forte produto agregado para o agente de viagens colocar na prateleira. A venda é natural e complementar ao hotel, aéreo e aos passeios”, explicou Ribeiro, enfatizando a necessidade de conhecer o produto a fundo para garantir incrementos na receita.

Divulgação/CVC
Ribeiro assumiu o cargo, até então ocupado por Ricardo Kaiser, em fevereiro deste ano
Ribeiro assumiu o cargo, até então ocupado por Ricardo Kaiser, em fevereiro deste ano

PRINCIPAIS AÇÕES
O fôlego do departamento foi renovado a partir de ações pontuais. Três, em especial, receberam destaque de Ribeiro. O aumento de locadoras parceiras está entre elas. Dentro do Brasil, a CVC possui alianças com Movida, Localiza, Hertz, Avis e Unidas. Já no Exterior as empresas são Hertz, Dollar, Thrifty, Alamo, Avis e Budget.

Quando o assunto é tecnologia, o gerente citou a implantação do sistema da Travelport. “Antes, atuávamos apenas com o sistema de reserva GDS e, com a chegada do Travelport, nosso inventário de lojas e conteúdo ampliou”, disse. “A importância da mudança não transparece diretamente no dia a dia do agente, mas é capaz de reduzir o tempo de resposta consideravelmente”, completou.

Para atingir mais profissionais e viajantes, a operadora também decidiu disponibilizar o produto em todos os canais de venda, o que inclui agentes multimarcas, Submarino e Rextur Advance. “Dessa forma, conseguimos atender todo o trade de acordo com as suas necessidades e garantindo margens competitivas para o agente de viagens”, pontuou.

OFERTA
Questionado sobre os critérios para a divisão da oferta entre as locadoras, Ribeiro destacou o preço e a qualidade do produto como principais influenciadores. A CVC, vale lembrar, possui pré-requisitos para aceitar uma empresa como parceira. Quilometragem livre, proteção ao veículo, proteção de danos a terceiros e taxas administrativas – no caso do Brasil –, por exemplo, devem estar incluídos no produto.

EQUIPE
O departamento de locação de carros da CVC é formado, basicamente, por quatro pessoas. Responsável pela gerenciamento, Flávio Ribeiro responde pelas negociações com as locadoras e se reporta ao diretor de Produtos Nacionais , Claiton Armelin. Ribeiro conta ainda com as analistas Taís Uiras, Luciane Ernandes, Michelle Gonçalves, que acompanham a operação do produto e o relacionamento com lojas e agências.

FUTURO
Fortalecimento da estratégia comercial. De acordo com Ribeiro, esse é o principal projeto da CVC para o departamento em 2017. Por meio de ações de relacionamento e marketing, a operadora pretende estreitar o relacionamento com o agente e sanar dúvidas de forma “direta e descontraída”.

“Isso acontecerá por meio de eventos com todas as locadoras parceiras e que vão percorrer todo o País, desde os grandes centros até o interior”, revelou. “Também iremos promover famturs focados na locação de carros para dar prosseguimento à desmistificação do produto”, acrescentou.

Estender o portfólio de destinos, por meio de novas parcerias e incentivos àquelas que já existem, também está na mira da CVC. Hoje, o produto é oferecido em todo Brasil, América Latina e Estados Unidos. Turistas podem usufruir do serviço nos principais países da Europa, exceto no Leste, além de alguns situados no Caribe.

“Queremos incrementar a oferta no Caribe em 2017 e tentar penetrar nos mercados da África, Ásia e Oceania”, sinalizou Ribeiro, lembrando que esse cenário depende da atuação das locadoras em cada região.

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