Henrique Santiago   |   01/12/2016 19:44

Brasileiro trocaria bebida por dia extra de férias, diz estudo

Quando dizem que brasileiro gosta de férias, logo isso é mal interpretado. Mas não deveria, sabe por quê? O País é um dos que melhor reconhecem os direitos de dias de descanso em todo mundo.

Quando dizem que brasileiro gosta de férias, há quem interprete de forma pejorativa. Mas há verdade nisso O País é um dos que melhor reconhecem os direitos de dias de descanso em todo mundo.

Segundo estudo feito pela Expedia em parceria com Northstar, o Brasil tem uma média de 74% de trabalhadores que recebem de 21 a 30 dias de férias por ano. Ao todo, foram entrevistados mais de nove mil pessoas oriundas de 28 países da América do Norte e América do Sul, Europa e Ásia.

Apenas três países oferecem um total de 30 dias para a população. São eles: Emirados Árabes, Espanha e França.

Por aqui, apenas 19% dos profissionais não aproveitam todos os dias de férias. A média, considerada umas das baixas, só está atrás de Bélgica e Finlândia, com 18% e 6%, respectivamente.

POR UM DIA A MAIS
Um dado curioso, aponta a pesquisa, mostra que os brasileiros fariam o possível e impossível para ganhar um dia a mais de descanso. Boa parte abriria mão de consumir bebida alcoólica (45%), assistir televisão (45%) e acessar redes sociais (44%). Uma parcela menor deixaria de ter relações sexuais (14%) e até mesmo não tomaria banho (6%).

Por mais que tenha um período extenso, uma parcela expressiva de brasileiros passa a repensar ou até mesmo desiste de suas férias. Os motivos geralmente estão ligados ao trabalho, como a falta de apoio dos superiores para desfrutar o repouso por completo (38%), se sentem um pouco culpados, mas reconhecem que têm o direito e o fazem mesmo assim (19%).

Outra parcela já cancelou as férias pelo alto volume de trabalho (61%) e, ainda, quando trocaram de emprego, preferem ficar no mínimo um ano novo no trabalho antes de solicitá-las (59%). E, por fim, há quem prefira trocar uma parte dos dias por remuneração extra (41%).

Mesmo desconectados do trabalho, o brasileiro mantém seu celular ou notebook por perto. Sessenta e nove por cento dos respondentes buscam informações sobre o destino visitado. Em seguida, a publicação de imagens em Facebook e Instagram, por exemplo, atingem 66% do público. E, por fim, reserva de atividades ocupa o tempo de 42% dos trabalhadores.

PELO MUNDO
As distinções culturais ao redor do globo também se refletem nas férias. Nos Estados Unidos, por exemplo, 36% dos entrevistados só tiram dez dias de folga, mesmo sabendo que podem aproveitar o dobro do tempo. O mesmo acontece na Coreia do Sul, onde 55% tem de 11 a 20 dias de relaxamento, mas optam por escolher só dez dias fora.

Ainda na Ásia, os habitantes de Japão e Índia abandonam o período de descanso, com 64% e 63%, respectivamente.

Para mais informações, clique aqui.

Tópicos relacionados