Leonardo Ramos   |   07/03/2018 15:39

E-visa no Brasil aumenta em 76% pedidos de entrada

Estados Unidos são os que mais aumentam solicitações de vistos após início dos e-visas: número de pedidos de visitantes do país sobe 87%; seguem-se australianos, canadenses e japoneses

Flickr/ Swimparallel
Visitantes estadunidenses são os que mais aumentam solicitações de vistos após início dos e-visas: em fevereiro, número foi 87% maior do que ano passado
Visitantes estadunidenses são os que mais aumentam solicitações de vistos após início dos e-visas: em fevereiro, número foi 87% maior do que ano passado
Os quatro países beneficiados pelo visto eletrônico (e-visa) no Brasil - Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá - já apresentaram um aumento substancial nas solicitações de entrada em fevereiro, primeiro mês em que a nova modalidade de visto está em funcionamento para turistas das quatro nações após a inclusão dos EUA, no final de janeiro. O número de pedidos no mês foi de 25,6 mil, 76% maior que os 14,5 mil registrados em fevereiro de 2016.

Dos 25,6 mil vistos, 18,3 mil foram solicitados e emitidos eletronicamente; ou seja, cerca de 72% do total de pedidos.

O processo foi mais aproveitado pelos estadunidenses: 13,3 mil deles fizeram a solicitação através do e-visa, de um total de 18,4 mil viajantes do país que fizeram o pedido. Os australianos apareceram em segundo, com 2,1 mil e-visas de um total de 2,2 mil vistos solicitados - quase todos os que pediram uma entrada no Brasil utilizaram o meio eletrônico em fevereiro. Dos canadenses, 1,7 mil pediram e-visa, do total de 2,2 mil vistos solicitados, enquanto os japoneses foram os que menos aproveitaram o benefício, com apenas 1 mil utilizando a modalidade eletrônica, menos que a metade do total de pedidos, que foi de 2,6 mil.

“Os dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) estimam que a facilitação de visto aumenta em cerca de 25% o número de visitantes nos países que adotam a medida, mas esses primeiros números observados no Brasil são ainda melhores do que havíamos pensado, o que mostra que o governo brasileiro tomou a decisão certa”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O processo de solicitação e emissão do visto eletrônico dura, em média, 72 horas, contra os 40 dias necessários nas solicitações normais. O primeiro país beneficiado foi a Austrália, em novembro de 2017. Em janeiro deste ano Japão, Canadá e Estados Unidos receberam a mesma facilidade.

AUMENTAM ESTADUNIDENSES NO BRASIL

O maior aumento de pedidos de entrada entre os países beneficiados foi registrado entre os turistas estadunidenses. Em fevereiro do ano passado foram "apenas" 9,8 mil solicitações de visto; se comparado com os 18,4 mil no último mês, o aumento foi de 87,3%. A alta de solicitações de australianos foi de 80,6% (de 1,2 mil para 2,2 mil); de canadenses, 47% (1,5 mil para 2,2 mil); e japoneses, 37,7% (1,9 mil para 2,6 mil).

Tópicos relacionados