Roberta Queiroz   |   10/06/2016 17:21

Uber tem mais dois rivais, inclusive a GM; entenda

O aplicativo espanhol Cabify não foi o único a estrear no Brasil e fazer frente ao Uber. Outros dois serviços rivais entraram na briga oferecendo novas possibilidades de locomoção no país: o Televo e o Marven, assinado por ninguém mais, ningué

O aplicativo espanhol Cabify não foi o único a estrear no Brasil e fazer frente a Uber nesta semana. Outros dois serviços rivais entraram na briga oferecendo novas possibilidades de locomoção no País: o Televo e o Maven, assinado por ninguém mais, ninguém menos do que a General Motors.

A Televo é uma startup criada em Brasília e permite a solicitação de carros ou motos para transporte de passageiros ou de documentos. Já disponível para os paulistanos que usam Android, o aplicativo aceita pagamentos em cartão de crédito ou em dinheiro. No primeiro caso, a Televo cobra 15% do valor pago ao motorista. Já no segundo, o condutor não recebe a tarifa.

Reprodução/Televo
Versão em iOS chega à App Store até o final deste mês

A Televo conta com duas opções de corrida. A Levopop se assemelha a Uber X, enquanto a Levo Sedan lembra a Uber Black. Na categoria mais barata na capital paulista (Levopop), a tarifa-base é de R$ 1,90, o minuto custa R$ 0,23 e o quilômetro sai por R$ 1,35. O preço mínimo da corrida é R$ 7.

A INVESTIDA DA GM
Mesmo diferente, o novo projeto da GM para compartilhar veículos promete incomodar. Batizado de Maven, o programa é uma frota de veículos da marca que pode ser alugada por hora para qualquer trajeto.

O programa está em fase de testes desde março na fábrica de São Caetano do Sul (SP), mas já possui 800 funcionários inscritos, dos quais 220 já alugaram carros. O Brasil foi o primeiro país a recebeu o Marven após o seu lançamento nos Estados Unidos.“Não estamos assistindo só de longe ao debate sobre mobilidade; estamos sendo atores", pontuou o vice-presidente da montadora, Marcos Munhoz.

Nos testes, o usuário, como de costume, faz o download do programa no celular para efetuar a reserva. O app também permite que o usuário trave e destrave e travar a porta do carro, já que a chave sempre fica no interior do veículo. Por ora, o sistema de compartilhamento exige que o cliente pegue e devolva o automóvel na fábrica da GM. A montadora estuda deixar os carros em pontos espalhados pela cidade em uma próxima etapa.

"Para isso será necessário fazer parcerias com as prefeituras para obter vagas específicas para os carros", lembrou Samuel Russel, diretor dos programas On Star e Marven.

Os funcionários que testam o projeto piloto em São Caetano pagam R$ 35 por hora de uso do carro ou R$ 210 pela diária. Os valores incluem combustível e seguro.


*Fonte: Exame

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