Roberta Queiroz   |   01/07/2016 14:01

App faz transferências em dólar sem banco ou IOF

O aplicativo criado pelos estonianos Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann permite que os usuários façam transferências para uma conta no Exterior em um processo sem bancos, IOF e quase sem taxas. É possível economizar até 90% nas transaçõ

Transferwise. Guarde esse nome, ou melhor, procure por ele na App Store ou na Google Play e faça o download. O aplicativo - que, em tradução literal, significa transferência inteligente - criado pelos estonianos Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann permite que os usuários façam transferências para uma conta no Exterior em um processo sem bancos, IOF e quase sem taxas. É possível economizar até 90% nas transações.

A startup acaba de incluir operações em real e, atualmente, pode converter 50 moedas, entre elas, dólar americano e euro. Você deve estar se perguntando como o Transferwise consegue realizar esse feito. Bem, o aplicativo já foi chamado de “Uber” das transferências internacionais.

A empresa encontra pessoas dispostas a fazer as mesmas operações, mas em direções opostas. Imagine que o João esteja no Brasil e precise enviar mil euros para o filho André, que está na Espanha. A Júlia, vivendo na Espanha, quer transferir outros mil euros para a tia Jaqueline, que mora no Brasil.

O papel da ferramenta é depositar o dinheiro de João, na conta de Jaqueline, ou seja, fazer uma transação entre bancos nacionais em reais e repetir o processo na Espanha com o montante de André e Júlia. Ambas as transferências são muito mais em conta do que as realizadas pelo banco.

O vídeo a seguir, em inglês, também explica como o serviço funciona:


COMO USAR
Para ser um usuário da Transferwise, basta preencher um cadastro e escanear um documento. Você terá uma conta e estará pronto para operar assim que o sistema confirmar a verificação. Como já citado, a transferência só está disponível para uma conta no Exterior. Isso significa que o aplicativo é muito mais valioso para aqueles que moram fora do Brasil do que para turistas.

Veja abaixo o preview, com descontos e comparações, de uma negociação entre Brasil e Estados Unidos:


A primeira transferência em um valor até mil reais não inclui taxas. Da segunda em diante, é cobrada uma taxa de quase R$ 19 por cada mil reais transacionados. Lembre-se: você pode transferir até R$ 9.999 por mês.

Assim que o valor da operação for computado, é preciso informar os dados da conta no Exterior, que não precisa estar no nome de quem realiza a transação. No final do processo, a Transferwise gera um boleto bancário com código de barras para que o cliente pague o valor combinado no prazo de 24 horas.

Após a confirmação do pagamento, o usuário recebe um e-mail informando em qual data o dinheiro estará disponível na conta de outro país.

Tópicos relacionados