Felippe Constancio   |   17/11/2016 17:53

Airbnb lança guia de destinos com restaurantes e mais

Os novos serviços - que passam a ser oferecidos nas atualizações do aplicativo a partir de hoje - incluem guias de visitação, montagem de itinerário, notificação de passeios com locais e reservas de restaurantes e veículos

Open Grid Scheduler/Flickr

Em anúncio durante evento em Los Angeles nesta quinta-feira (17), o CEO do Airbnb, Brian Chesky, mostrou os novos recursos do aplicativo da empresa. Os novos serviços - que passam a ser oferecidos nas atualizações do aplicativo a partir de hoje - incluem guias de visitação, montagem de itinerário e notificação de passeios.

Na plataforma renovada, referida na apresentação como "World of Trips", o usuário pode acessar serviços a partir de "Experiências", "Lugares" ou "Para Você", onde há recomendações.

"Tudo que fizemos e faremos será feito pelas pessoas", explicou o CEO na apresentação, enfatizando que as informações nos vídeos e guias são de locais das cidades. "Você viaja, mas como mergulha em uma comunidade local? Isso agora é oferecido."

EXPERIÊNCIA NA CIDADE
Ao selecionar o campo "Experiências", o usuário pode optar por experiências rápidas, "de poucas horas", e ou por "paixões" como comida e bebidas, cinema, música, natureza e esportes. Sempre com sugestão de preços, elas incluem "experiências de impacto social", como define Chesky, que mencionou entre as parcerias a famosa Make a Wish, entidade que realiza o sonho de crianças em fase terminal de doenças. Nestas, o valor cobrado pela reserva vai para a instituição filantrópica.

No campo "Lugares", o usuário pode acessar guias feitos por locais. Para as 12 primeiras cidades já disponíveis no app (Detroit, São Francisco, Miami, Los Angeles, Seul, Tóquio, Londres, Paris, Nairóbi, Havana, Cidade do Cabo e Florença), há vídeos feitos com guias locais. Assim como na apresentação, em que Chesky mostrou um vídeo de um renomado músico de Havana com sugestões de lugares para ouvir música, os usuários também poderão fotografar e gerar conteúdo, mas ainda não está claro como será a filtragem.

Divulgação Airbnb
O CEO do Airbnb, Brian Chesky, em apresentação em Los Angeles nesta tarde de quinta-feira (17)
O CEO do Airbnb, Brian Chesky, em apresentação em Los Angeles nesta tarde de quinta-feira (17)

Para pontos altamente frequentados de grandes cidades, os guias trazem os audio walks, nos quais locais que dominam a história da região trazem informações e curiosidades.

No ano que vem, o Airbnb espera chegar a um total de 50 cidades com experiências ofertadas por locais. Entre elas estarão Rio de Janeiro e São Paulo.

"O usuário vai fazendo uma timeline das viagens. Sempre que há uma nova reserva, ela entra para o itinerário."

O app também mostra encontros a serem marcados com outros usuários viajantes.

RESTAURANTES, VOOS E AUTOMÓVEIS
"Você pode usar um aplicativo para ver onde comer, mas vai ver mil reviews positivos. Mas viramos isso de ponta cabeça" defende o CEO.

Sobre as próximas ações da startup, Chesky diz que a nova plataforma do Airbnb permitirá ao usuário abrir um geolocalizador com a distância dos restaurantes em relação a seu ponto, podendo conferir as avaliações de locais. No telão apareceram ainda os recursos para seleção de carros e até voos, o que sugere que o app deve abarcar todos os serviços ligados a viagens.

Tópicos relacionados