Felippe Constancio   |   12/08/2016 10:42

Estudo estima quase € 200 bi em oportunidades perdidas entre aéreas

A desenvolvedora de tecnologia em marketing para linhas aéreas Yieldr divulgou alguns números que revelam o comportamento das reservas de voo online. Segundo ela, são quase € 200 bilhões em oportunidades perdias entre aéreas.


Hernán Piñera/Flickr

A desenvolvedora de tecnologia em marketing para linhas aéreas Yieldr divulgou alguns números que revelam o comportamento das reservas de voo on-line. Mais do que mostrar o comportamento do comprador, a empresa de softwares para produtividade apontou, em cifras, o quanto corresponderia em perdas de oportunidades o mau proveito da taxa de ocupação. São quase 200 bilhões de euros em oportunidades perdidas entre aéreas.

A pesquisa feita com aéreas low cost e tradicionais da Europa e da América do Norte considerou sete milhões de vendas de tíquetes no último ano.

O estudo mostra que a maior parte das reservas é feita às segundas-feiras durante o horário comercial, com 22% delas feitas nesse período. O horário de pico fica entre 11h e meio-dia.

O percentual de reservas cai pelos três dias seguintes antes de subir novamente nas sextas-feiras, para 17%. Mas as compras caem novamente a partir de sextas e sábados à noite, atingindo outro pico por volta das 15h de domingo.

Quanto à antecedência com que consumidores adquirem seus bilhetes, o estudo mostra uma média de 78 dias - cerca de 81 dias nas companhias low cost e 55 dias nas tradicionais.

Enquanto a média é de 78 dias por conta das reservas para períodos longos, a Yieldr diz que o volume maior de agendamentos é feito de zero a dez dias da saída. Em contrapartida, os voos são agendados com mais antecedência quando mais pessoas programam a viagem juntas e quanto mais caro for o voo.

No estudo, o tíquete médio é de 240 euros para um voo de volta.

Com base na previsão da taxa de ocupação de passageiros da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) para 2016, de 80,4% e 3,8 bilhões de passageiros, a Yieldr deduz que poderia haver até 920 milhões de assentos desocupados.

Como exemplo, a Yieldr fez uma média ponderada do tíquete médio geral e do tíquete médio de uma companhia aérea cujo valor era de 189 euros. O resultado, 215 euros, foi multiplicado pela quantidade de assentos vazios, o que apontou para uma perda em potencial de aproximadamente 198 bilhões de euros. Esse é o possível valor das oportunidades perdias pelas aéreas, segundo a empresa.

Para a consultoria, mesmo se a cifra cair pela metade ainda se trata de "uma grande oportunidade perdida". A Yieldr acredita que a tecnologia no marketing pode ajudar as companhias a se comunicar melhor com potenciais viajantes quando eles estiverem mais propensos a comprar um tíquete.

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