Leonardo Ramos   |   26/12/2017 13:24

Passaporte britânico voltará a ser azul após Brexit

A partir de outubro de 2019, novos passaportes britânicos voltarão a ser azul, abandonando a cor vermelha do passaporte da União Européia

Wikicommons/Edwardx
Passaporte britânico voltará a ser azul após Brexit
Passaporte britânico voltará a ser azul após Brexit
O governo do Reino Unido confirmou na última semana que os passaportes britânicos retornarão ao seu design azul e ouro, uma vez que o país concretize sua saída da União Europeia, ato que deve acontecer em 2019.

Os novos documentos serão introduzidos em fases a partir de outubro de 2019 - passaportes emitidos após o Brexit continuarão a contar com a cor vermelha atual, mas não terá ligação com a UE.

Os novos passaportes azuis só serão emitidos para aqueles que renovarem ou solicitarem um novo passaporte - os titulares de passaportes existentes não precisarão fazer alterações antes da data de renovação presente no documento.

Em um comunicado, o ministro da Imigração do país, Brandon Lewis, afirmou que deixar a UE "nos dá uma oportunidade única de restaurar nossa identidade nacional e forjar um novo caminho para nós no mundo. É por isso que estou encantado de anunciar que o passaporte britânico retornará ao icônico design azul e ouro, depois de ter saído da União Europeia em 2019".

"Também será um dos documentos de viagem mais seguros do mundo, com uma série de novas medidas de segurança para proteger contra fraudes e falsificações", completou Lewis.

A cor azul foi usada pela primeira vez em passaportes britânicos em 1921 e permaneceu em uso até que o Reino Unido se juntou à UE.

De acordo com o governo do Reino Unido, o novo passaporte "será um dos documentos de viagem mais seguros do mundo, com uma série de recursos e tecnologias de segurança novos e atualizados para proteger contra fraudes e falsificações".

A página de imagem atual baseada em papel será substituída por um "material de policarbonato plástico de super-resistência, que será mais difícil de alterar".

Mais detalhes devem ser comunicados no ano que vem, com o anúncio do fornecedor do novo passaporte.

Tópicos relacionados