Beatrice Teizen   |   21/10/2022 19:05

FCM: diálogo aberto com viajante corporativo é essencial

Confira a entrevista com a diretora de Gerenciamento de Contas da FCM Travel Solutions, Karly Theroff

Quais foram as principais mudanças após a pandemia de covid-19 na indústria de viagens corporativas? O que mudou na rotina de um executivo de uma TMC? Estas e outras perguntas foram respondidas pela diretora de Gerenciamento de Contas da FCM Travel Solutions, Karly Theroff, em entrevista à PANROTAS.

O bate-papo com Karly serviu como um dos pilares para a construção do Download, evento realizado no dia 28 de setembro em parceria pela Academia de Viagens Corporativas e PANROTAS. A agenda foi totalmente criada pelas empresas parceiras, com base nessas entrevistas internacionais com profissionais e especialistas.

A conversa completa com a executiva pode ser conferida a seguir.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Karly Theroff, da FCM Travel Solutions
Karly Theroff, da FCM Travel Solutions
PANROTAS – Qual a maior mudança que você viu no seu negócio e na indústria após a pandemia?

KARLY THEROFF – Foi a evolução da tecnologia, que provavelmente foi muito mais rápida do que teria sido ou poderia nem ter acontecido. Então acho que isso foi uma coisa muito positiva neste tempo difícil. Estamos de olho para ver o que isso vai trazer para o futuro.

PANROTAS – O que você acha que pode mudar nos próximos três anos?

KARLY – Acredito que nos próximos três anos a maior mudança que vamos ver vai ser um foco maior no viajante, no seu bem-estar e saúde quando eles estiverem em viagem, juntamente com sustentabilidade. Acredito que isso é muito importante para as pessoas e para o planeta. E isso tem sido uma mudança desde o início da pandemia, quando antes o foco principal eram os savings que as TMCs conseguiam trazer para os clientes. Agora mudou para “os viajantes estão seguros? Como podemos ter certeza de que eles estão confortáveis durante a viagem? Como podemos contribuir para o meio-ambiente?”.

PANROTAS – Quais são os dois pontos principais que os gestores de viagens devem focar agora?

KARLY – Gestores devem focar: número 1, em ter um diálogo aberto com seus viajantes. Entender o que está acontecendo quando eles estão viajando, o que fará eles se sentirem confortáveis, se eles estão ficando nos hotéis preferenciais... Ter esse diálogo aberto para que eles possam fazer mudanças no programa se necessário. E número 2 é trabalhar com a sua TMC para realmente capturar os dados que você vai precisar que vão direcionar os objetivos que você tem para o programa. E os dados serão chave para isso.

PANROTAS – Falando sobre a falta de mão de obra, o que os seus clientes estão falando para você sobre serviço? Isso está impactando o seu negócio também?

KARLY – A falta de mão de obra, especialmente os pilotos, está afetando os negócios, com os cancelamentos de voos. Então o que estamos fazendo é contratando mais pessoas, o máximo que dá. Mas eu acredito que em breve as coisas vão melhorar e voltar ao normal. Quanto aos hotéis, estamos vendo mais foco em sustentabilidade. Talvez eles não estejam limpando os quartos todos os dias, mas já deviam estar fazendo isso. Então, é preciso entender quais são as expectativas quando você está em viagens para fazer as escolhas certas.

PANROTAS – Quais foram as principais mudanças na sua rotina de trabalho?

KARLY – É ter certeza de que as pessoas que eu trabalho na minha empresa, agora que estamos mais híbridos, voltando ao escritório, mas também trabalhando de casa, saber que não se espera mais que as pessoas trabalham “20 horas por dia”, e que precisam desligar, ter tempo para si, fazer exercício, cuidar da saúde mental. E que estão felizes sobre trabalhar.

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