Janize Colaço   |   01/10/2018 10:00

Sita: mais aeroportos e aéreas investem em biometria

 Air Transport TI Insights da Sita de 2018 mostra como a biometria está sendo incorporada à evolução do autoatendimento nos aeroportos do mundo.

Domínio Público

O relatório Air Transport TI Insights da Sita de 2018 mostra como a biometria tem sido incorporada à evolução do autoatendimento nos aeroportos do mundo. De acordo com ela, nos próximos três anos, 77% dos aeroportos e 71% das companhias aéreas planejarão programas importantes ou pesquisa e desenvolvimento (P&D) em gerenciamento de ID biométrico.

“Viagens seguras e integradas são essenciais para o setor de transporte aéreo. É encorajador ver que as companhias aéreas e os aeroportos estão investindo em tecnologia biométrica para oferecer uma maneira segura e sem papel de identificar passageiros em várias etapas da jornada. Já obtivemos grande sucesso nos aeroportos em todo o mundo onde o implementamos", afirma a CEO da Sita, Barbara Dalibard.

Segundo ela, a Sita já oferece soluções de gerenciamento de identidade, incluindo sistemas biométricos, que eliminam a necessidade de verificações manuais. Isso melhora a experiência do passageiro ao mesmo tempo em que ajuda companhias aéreas e aeroportos em todo o mundo a atender à variedade de regulamentações dos governos e agências de fronteira.

O mais comum deles é a verificação de identidade em quiosques de check-in de autoatendimento. Isso já está em uso em 41% dos aeroportos e 74% têm planos para implantar a tecnologia até o final de 2021. Portões de auto-embarque usando biometria com documentação de identificação, como passaporte, também devem se tornar comuns nos próximos três anos, com 59% dos aeroportos e 63% das companhias aéreas que esperam usá-los.

DESAFIOS
A pesquisa da Sita mostra que o setor enfrenta alguns desafios para a adoção completa da biometria na verificação de identidade de passageiros. Mais de um terço das companhias aéreas cita a integração das ferramentas e tecnologias nos aeroportos e a falta de padrões para processos e tecnologias para a integração de cheques, como os principais desafios. Para os aeroportos, a situação é semelhante, embora 39% deles digam que cumprir as exigências governamentais e legislativas também é um grande desafio.

As companhias aéreas e os aeroportos também estão considerando novas tecnologias para o gerenciamento de identidade de passageiros. Um exemplo é o blockchain; 40% das companhias aéreas e 36% dos aeroportos acreditam que o principal benefício que o blockchain pode oferecer é aperfeiçoar esse processo, por exemplo, reduzindo a necessidade de várias verificações de identidade.

INVESTIMENTOS
No geral, o investimento em tecnologia tem aumentado. A pesquisa mostra que o investimento das companhias aéreas nos últimos dois anos tem sido estável, mas as previsões futuras para gastos operacionais e de capital são muito fortes em 2018 - com uma previsão de 3,67% de gastos de TI em % da receita. Os gastos com aeroportos também serão fortes, com uma previsão de 5,69% da receita para este ano.

As companhias aéreas também têm apostado em novas tecnologias que lhes oferecem benefícios estratégicos e operacionais. A inteligência artificial é vista como benéfica em uma série de operações aéreas, com 84% das companhias aéreas planejando ter programas importantes ou de P&D em andamento até 2021.

Isso representa um aumento de 52% na pesquisa do ano passado. Os aeroportos também têm investido em IA, com 61% estudando um grande programa ou pesquisa e desenvolvimento nos próximos três anos, contra apenas 34% em 2017.

Enquanto as companhias aéreas e os aeroportos têm depositado suas fichas em IA, seus usos são diferentes. As companhias aéreas estão analisando o potencial de usar inteligência artificial para agentes virtuais e chatbots, com 85% planejando usá-la até 2021. Cerca de 79% dos aeroportos estão usando ou planejando usar IA para análise preditiva na melhoria da eficiência operacional.

Os insights de TI de transporte aéreo da Sita 2018 foram liberados hoje e estão disponíveis aqui.

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