Janize Colaço   |   06/08/2018 14:18

Cerca de 90 hotéis foram fechados no Brasil desde a Copa de 2014

A ABIH registrou o fechamento de 90 unidades hoteleiras.


Apesar de o Turismo brasileiro apontar para a recuperação, a indústria hoteleira vem enfrentando, desde o final da Copa do Mundo, em 2014, baixas consideráveis no valor de sua diária média. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), realizado nas 12 cidades que sediaram os jogos da Copa, registrou o fechamento de pelo menos 90 unidades hoteleiras.

O número se aplica em oito capitais das 12 cidades-sede, desde o final da competição. No Rio de Janeiro, 13 hotéis encerraram as suas operações, além disso, outros três estão fechados para reformas por tempo indefinido. Aparecem também Belo Horizonte (23), Salvador (21), Porto Alegre (16), Cuiabá (sete), Manaus (quatro), Curitiba (três) e Brasília, em que dois não chegaram sequer a iniciar suas operações.

Entre as capitais que não registraram fechamentos estão São Paulo, Recife, Fortaleza e Natal, sendo que na principal cidade do Rio Grande do Norte houve a abertura de seis estabelecimentos e, em Fortaleza, dois novos empreendimentos foram inauguradas.

LEI GERAL DO TURISMO
Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a alta carga tributária, somada à falta de políticas de incentivos e de divulgação dos destinos e a desregulamentação de aplicativos de compartilhamento de hospedagem são alguns fatores que determinam a dificuldade de expansão do setor turístico no País. É fundamental, segundo ele, que essas, entre outras pautas do Turismo e da hotelaria, avancem e sejam incluídas na reforma da Lei Geral do Turismo (LGT).

“Precisamos trabalhar ainda mais para que pontos como a regulamentação das plataformas de venda de hospedagem e o valor dos tributos pagos por elas sejam direcionados para um fundo que financie a divulgação estratégica dos múltiplos destinos do Brasil, entrem na atualização da Lei Geral do Turismo” defende Linhares.

Tópicos relacionados