Rodrigo Vieira   |   29/10/2018 09:08

Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) deixam de operar

Serviço será realizado pelos servidores da Embratur, que ficam baseados em Brasília


Emerson Souza
Teté Bezerra, presidente da Embratur
Teté Bezerra, presidente da Embratur
De novembro em diante, os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) deixam de operar no Exterior. A data representa o término do contrato desses que eram os principais responsáveis por ações promocionais e apoio em mercados como Estados Unidos, Argentina e outros países na Ásia e na Europa. Encarregada dos EBTs, a Embratur garante, na figura de sua presidente, Teté Bezerra, que o fechamento desses 13 escritórios não representam uma baixa.

“Aliás, temos até alguns ganhos com o término desses contratos”, aponta a presidente do instituto. “Com essa nova ação, R$ 12 milhões serão realocados anualmente e poderemos atuar com ações que até então não fazíamos com tanta frequência, como famtur de operadores estrangeiros no País, medidas que realmente trazem resultados.”

Os assuntos pertinentes ao Turismo do Brasil no Exterior agora serão feitos pelos servidores da Embratur, que ficam baseados em Brasília, além das embaixadas do País lá fora. "Os diplomatas têm a vantagem de poder responder oficialmente pelo País, coisa que os EBTs não podiam, pois não eram servidores públicos”, compara Teté.

De acordo com a presidente, dos últimos cinco anos de contrato vigente com os EBTs, bons frutos foram colhidos, principalmente no campo de inteligência de mercado. “Todo esse embasamento será utilizado para nossas ações. Vamos utilizar essa inteligência para alimentar nossa plataforma digital lançada em setembro, o Brazil Market Place, por exemplo”, aponta Teté, reforçando a importância da internet não só para o trade internacional como também na influência da decisão no campo do consumidor.

NOVO SITE EMBRATUR

O novo portal da Embratur oferece material de apoio para agentes de comércio do Turismo, que vão desde imagens para vídeos e experiências e guias detalhados. Os produtos de Inteligência da Embratur estão disponíveis no http://trade.visitbrasil.com. Além disso, a Embratur disponibiliza um canal direto como trade nacional pelo e-mail: trade@embratur.gov.br.

Na seção Diagnóstico da Revista PANROTAS 1.344, veiculada nesta semana, você confere uma entrevista completa com Teté a respeito deste e outros temas. Veja a seguir

Tópicos relacionados