Marcel Buono   |   07/05/2018 18:38

Dois terços dos viajantes não aproveitam ao máximo os destinos

Pesquisa realizada pelo Booking.com revela principais receios e vontades dos turistas

Apesar de toda a informação disponível hoje, dois terços dos viajantes ao redor do planeta acreditam não aproveitar todas as oportunidades possíveis que os destinos oferecem. Segundo pesquisa realizada pelo Booking.com com mais de 20 mil turistas de 28 países, 44% gostariam de explorar ao máximo a cultura local.

De acordo com o levantamento, 20% dos turistas nunca se sentem completamente à vontade durante suas viagens. Para eles, a barreira mais difícil de superar é a da comunicação, sendo motivo de dor de cabeça para 28% dos entrevistados. Ficar perdido sem falar a língua local e não conseguir encontrar uma acomodação disponível são as maiores preocupações para quem está longe de casa e não sabe se comunicar na língua nativa.

"Viagens podem satisfazer sonhos, nos expor a novas experiências e enriquecer nossas vidas. Nós queremos não apenas conectar os viajantes com lugares incríveis para ficar, mas também oferecer conhecimento e orientação sobre os destinos para que possam se sentir mais inspirados a irem além, aproveitando cada oportunidade ao longo do caminho. Estamos buscando formas de usar a tecnologia para facilitar o processo das viagens e empoderar as pessoas que querem vivenciar o mundo", comentou vice-presidente sênior e diretor de Marketing na Booking.com, Pepijn Rijvers.

Quando os viajantes brasileiros são usados como referência, o número de pessoas que se sentem “limitadas” durante suas viagens é ainda maior que a média global: 77%. Mais da metade dos entrevistados disseram que viajam menos do que deveriam e 36% se dizem arrependidos por não terem escolhido destinos mais remotos e cheios de aventuras.

Segundo a pesquisa, 60% dos brasileiros querem vivenciar novas culturas, 47% querem conhecer novas pessoas, 43% desejam apreciar iguarias locais e 35% gostariam de se hospedar em um local novo. Além disso, 72% viajantes nacionais acreditam que viajar é sair da zona de conforto e experimentar situações únicas, indo além de seus próprios limites.

As principais viagens que os brasileiros ainda não fizeram por receio, mas adorariam fazer incluem:

- Viagem de trem de longa distância (52%)
- Viagem de voluntariado (50%)
- Aventura gourmet (47%)
- Viagem para descobrir mais sobre seus ancestrais (44%)
- Viagem para mergulhar (43%)

Entre as principais viagens que os brasileiros fariam novamente, estão:

- Viagem de carro (76%)
- Viagem de última hora (49%)
- Viagem solo (47%)

Tópicos relacionados