Danilo Teixeira Alves   |   31/03/2015 16:29

Taxa de malas extraviadas cai 61% em sete anos

A indústria de transporte aéreo reduziu a taxa de malas extraviadas em 61,3% em nível mundial desde 2007, gerando uma economia estimada em US$18 bilhões, de acordo com a Sita.

A indústria de transporte aéreo reduziu a taxa de malas extraviadas em 61,3% em nível mundial desde 2007, gerando uma economia estimada em US$ 18 bilhões, de acordo com o estudo "Sita 2015 Baggage Report". O trabalho aponta que o extravio de bagagens em 2014 foi de 7,3 malas por mil passageiros, contra 18,88 em 2007. Essa queda ocorreu mesmo com um aumento significativo no número de passageiros, que chegou a 3,3 bilhões em 2014.

"Esse aprimoramento nas operações de tratamento de bagagens, ao longo dos últimos sete anos, é, em grande parte resultado do forte investimento em tecnologia e inovação nos processos e sistemas de automação das malas. No entanto, o aumento do número de passageiros vai continuar colocando pressão sobre a infraestrutura e processos de bagagem”, apontou o CEO da Sita, Francesco Violante.

“Como a Iata prevê um crescimento de passageiros de cerca de 7%, em 2015, todos os parceiros da indústria precisam continuar a investir, colaborar e focar na gestão das malas", destacou o executivo.

O atraso na entrega das malas representa mais de 80% do total de bagagens extraviadas, com transferências entre voos como principal causa. Em 2014, a transferência de malas extraviadas representou 49% de todas as bagagens atrasadas ou 11,8 milhões de bagagens. Em contrapartida, a maioria das malas foi devolvida aos passageiros dentro de um a dois dias.

Em 2017, cerca de 69% das companhias aéreas disseram que vão proporcionar aos passageiros atualizações em tempo real sobre a localização de suas bagagens, com 66% fornecendo essas atualizações via de aplicativos para smartphones. Além disso, tanto companhias aéreas quanto aeroportos buscam novas maneiras para que os viajantes possam relatar os casos de malas perdidas. Cerca de 18% das empresas já oferecem aos passageiros a possibilidade de reportar malas perdidas através de quiosques de autoatendimento e 10% via aplicativos para smartphones.

Tópicos relacionados