Rodrigo Vieira   |   31/10/2017 01:58

Marcado para Ilhabela, prêmio Braztoa "é incontestável"

Veja dados inéditos sobre a competição de sustentabilidade no Turismo


Rodrigo Vieira
Michael Coleman, presidente do Ilhabela CVB, Magda Nassar, da Braztoa, Leopoldo Pedalini, da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, e Luciano Menegheti, diretor de Projetos da Secretaria de Turismo de Ilhabela
Michael Coleman, presidente do Ilhabela CVB, Magda Nassar, da Braztoa, Leopoldo Pedalini, da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, e Luciano Menegheti, diretor de Projetos da Secretaria de Turismo de Ilhabela

A Convenção Anual Braztoa de 2018 acontecerá em Ilhabela (SP), mas esse é apenas um dos anúncios reservados pela entidade durante a atual edição, que está acontecendo em Foz do Iguaçu (PR).

Pela primeira vez, a associação das operadoras de Turismo mensurou o impacto do protagonista de suas convenções, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, o único do gênero respaldado pela Organização Mundial do Turismo – sendo inclusive enaltecido pelo diretor brasileiro da OMT, Márcio Favilla.

Um dos dados mostra que, as empresas premiadas na competição, que existe desde 2012, passaram a dar ainda mais importância à sustentabilidade econômica, social e ambiental nos seus planejamentos estratégicos, na comunicação para o público externo e no treinamento de suas equipes. Mais da metade delas (54%) foram além do apresentado e aprimoraram seus programas já existentes, enquanto 41% pelos menos mantiveram as práticas já feitas.

A pesquisa, realizada pela universitária Luanna Suellen, da UNB, sob orientação da Prof. Dra. Helena Costa, ainda conta que 63% das vencedoras voltaram a se inscrever no prêmio, com os projetos aprimorados. A consistência desses projetos fica clara pelo índice de 40% de iniciativas que ganharam outros prêmios. Dos ganhadores, 77% tinham se inscrito pela primeira vez quando foram premiados.

Entre os discursos bem humorados e muito satisfeitos de Magda Nassar, ela apontou que "2017 foi um ano difícil, mas que teve recorde de inscrições de atitudes sustentáveis, com 79, dos quais os 11 jurados quebraram a cabeça para selecionar". Para ela, o maior presente que poderia ter ganho como presidente da Braztoa neste fim de ano é o resultado de que "98% das empresas continuaram seus programas de sustentabilidade apresentados desde o início. São números muito importantes e incontestáveis".

Magda ainda concluiu rasgando elogios a Foz do Iguaçu e a Ilhabela (SP), sede da próxima convenção. "É com muito amor que anunciamos esse destino belíssimo como sede."

Saiba mais em www.braztoa.com.br/premio. Clique aquie confira os campeões deste ano.

Tópicos relacionados