Felippe Constancio   |   09/08/2016 13:35

Intenção de viajar de avião cresce 11%, aponta MTur

Um estudo feito pelo Ministério do Turismo divulgado nesta terça-feira (9) mostra que a intenção de viajar de avião do brasileiro cresceu 11%, enquanto as preferências de estadia permaneceram as mesmas


Gustavo Maximo/Flickr

Um estudo feito pelo Ministério do Turismo divulgado nesta terça-feira (9) mostra que a intenção de viajar de avião do brasileiro cresceu 11%. De acordo com a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, feita nas cidades Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, 78,4% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses.

Do total, 63,1% dos que pretendem viajar até dezembro deste ano esperam realizar o trajeto em uma aeronave, enquanto 27,3% esperam viajar de carro e 8% de ônibus. No comparativo com o ano passado, o número de viajantes planejando viagem de carro aumentou 3,7%, enquanto o número daqueles que esperam ir de ônibus diminuiu 1,8%.

Além dos meios de transporte, a sondagem mostra que o brasileiro espera viajar em família e domesticamente. Dos que preferem viajar acompanhados até o final do ano, 89,8% devem ir com cônjuges, filhos e outros parentes. Sobre o destino ser nacional ou internacional, 78,4% dos potenciais viajantes mostraram preferir destinos turísticos nacionais, enquanto 20% espera visitar outros países.

Sobre os destinos nacionais, a região nordeste lidera as intenções com 44,8% das indicações, seguido pelo Sudeste, com 23,7%, Sul com 19,3%, Centro-Oeste com 6,8% e Norte com 5,4%.

Em termos de estadia, hotéis e pousadas permanecem como principais, tendo a preferência de 52,3% dos entrevistados - o que mostra um avanço de 5,6% em relação à pesquisa realizada em julho do ano passado. Casa de parentes e amigos é a segunda hospedagem mais pretendida, com 38,6% das preferências.

Tópicos relacionados