Claudio Schapochnik   |   17/11/2009 09:20

Deputado cria política para fortalecer Turismo Rural

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5774/09, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5774/09, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural. Segundo a proposta, Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, que resgata e promove o patrimônio cultural e natural da comunidade. A informação é da Agência Câmara.

As ações decorrentes da Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural serão executadas por meio dos seguintes instrumentos: Plano Nacional (conjunto de elementos de informação, diagnóstico, definição de objetivos, metas e instrumentos que visem a estimular o turismo rural); Sistema Nacional (conjunto de agentes institucionais que integram de modo articulado e cooperativo a formulação, a execução e a atualização da Política Nacional); e Fundo Nacional de Turismo (instrumento institucional de caráter financeiro, a ser criado por lei posterior, destinado a reunir e a canalizar recursos para a execução dos programas da Política Nacional de Turismo).

De acordo com o deputado, um dos objetivos do projeto é definir a atividade da maneira mais ampla. Homero Pereira lembra que, atualmente, muitos funcionários do setor desempenham dupla atividade. “Ora atuam como vaqueiros, leiteiros e outras funções típicas do meio rural, ora transformam-se em garçons, cozinheiros ou guias turísticos”, explica.

Segundo Pereira, o projeto também vai evitar alguns problemas enfrentados pelos fazendeiros que abrem suas propriedades para o turismo rural. “Hoje, enquanto fazendeiros, eles ficam impossibilitados de emitir uma nota fiscal relativa à venda de um refrigerante. Pelas mesmas razões, isto é, a inclusão da totalidade das ações como sendo características do turismo rural, tais restrições serão eliminadas”, conclui.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS