Maria Izabel Reigada   |   15/09/2014 17:06

Empreendedorismo é tema de artigo de Wilson Poit

O secretário municipal de Assuntos do Turismo de São Paulo, Wilson Poit, presidente da SP Turis, escreve artigo

O secretário municipal de Assuntos do Turismo de São Paulo, Wilson Poit, presidente da SP Turis, escreve artigo falando sobre a necessidade do empreendedorismo em tempos de crise. Ele analisa alguns indicadores que apontam "recessão técnica" no País e o potencial do setor de viagens e turismo para driblar crises econômicas. Como empresário, Poit dá dicas para empreendedores e chama a atenção para a realização da Feira da Abav, na próxima semana, em São Paulo, como oportunidade para os profissionais criativos. Leia, abaixo, a íntegra do artigo do presidente da SP Turis.

"Empreendedorismo pode ser saída em meio a crise

A indústria do turismo está passando por um verdadeiro divisor de águas. Apesar dos bons resultados de alguns setores após a Copa, os principais indicadores mostram que o País enfrenta recessão técnica. E o segmento de turismo e viagens já começa a dar os primeiros sinais. Isso quer dizer que é hora de mudança. Precisamos sair da zona de conforto, evitar uma postura passiva e agir.

No meu último artigo (publicado no Jornal PANROTAS, edição 1.129) falei um pouco da crise instalada no cenário mundial e uma possível saída: a estratégia. Diante desse quadro de incertezas, algumas dicas de negócios e empreendedorismo podem ajudar os profissionais do setor a alavancarem suas vendas.

Sou um empresário que busca as melhores práticas e ferramentas de gestão para obter sucesso nos negócios. Vim da iniciativa privada, sou empreendedor Endeavor e agora estou do outro lado do balcão, levando gestão estratégica para a administração pública. E tem dado certo. Para isso, algumas dicas são valiosas e podem auxiliar muito a todos que, como eu, buscam o sucesso de seus negócios. Diante disso, quero lançar aqui alguns pontos que podem ser uma luz para agentes e operadores:

* Seja mais engajado na venda, é preciso mais ênfase e persistência para convencer o cliente que aquela pode ser “a viagem dos sonhos”. Aqui vale mostrar toda expertise adquirida, pois isso dá credibilidade e confiança ao cliente. Você pode ter tentando muitas vezes, mas pode ser que esteja a apenas um passo de conseguir. Então persista.

* Gaste a sola do sapato. No mundo competitivo de hoje não é admissível esperar que o cliente “caia do céu”. Levante da cadeira e vá em busca de novos clientes. Um pouco de agressividade na venda, no bom sentido, também pode fazer a diferença.

* Não se apaixone por problemas. Crise, dificuldades na economia, no setor, no mundo... Não se apegue aos problemas. Levante e busque a saída.

* Foco na solução. Se o cliente lhe apresentar uma dificuldade, encare como um desafio e vá atrás da solução. Evite dizer NÃO a ele, demonstre empenho e alternativas para que aquele empecilho possa ser solucionado.

* Apresentem um diferencial. Saia do comum, da área de conforto. Costumo dizer “saia do commodity”. Simples descontos em passagens e pacotes não são mais atrativos. Pense em oferecer algo que encha os olhos do cliente.

* Invistam em capacitação e aprendizagem. Um profissional engajado, focado e disposto a aprender novidades, tem muito mais chances de bater metas.

Vale destacar o importante papel que o agente de viagens desempenha. Ele não é responsável somente pelo planejamento de uma viagem, mas um fator determinante para a realização de um sonho. Os agentes são peças chaves para o bom desenvolvimento do turismo e responsáveis por vender um produto que não é palpável: experiências preferencialmente positivas e inesquecíveis.

Lembro ainda que teremos no final deste mês, entre os dias 24 e 28 de setembro, no Anhembi, a 42ª edição da Abav Expo Internacional. Será uma excelente oportunidade para discutir novas ferramentas, estratégia e planejar o futuro das agências e operadoras. A organização espera receber cerca de 40 mil visitantes e afirma que quer um público de qualidade, que vá a feira para fechar negócios.

Finalizo com um pensamento de Charles Darwin que gosto muito e me inspira diariamente. Darwim costumava dizer em seus estudos que não sobreviveria aquela espécie mais rápida, mais forte e mais feroz. Mas sim, aquela que souber se adaptar às mudanças. O mercado de turismo está mudando e quem não acompanhar essa evolução, ficará para trás.

Wilson Poit
Secretário municipal de Assuntos do Turismo de São Paulo e presidente das empresas municipais SPTuris e SP Negócios"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS