Cuba ganha 25 mil apartamentos em hotéis até 2020

|

Netto Moreira
o ministro Gastão Vieira, entre a vice-ministra de Turismo de Cuba, Xiomara Martinez Iglesias, e o ministro de Turismo cubano, Manuel Marrero Cruz
VARADERO – A infraestrutura turística de Cuba foi apresentada pelo ministro do Turismo do país, Manuel Marrero Cruz, em seu discurso na abertura da Fit Cuba, principal evento de promoção do turismo cubano. Ele utilizou números para dimensionar a importância do turismo para a ilha, uma vez que o setor representa 34% do total das exportações de serviços de Cuba, atrás apenas dos serviços médicos. “Recebemos 2.838.607 turistas estrangeiros no ano passado, um crescimento de 4% em relação a 2011, apesar da retração dos mercados emissores”, disse. Ele destacou o gasto médio dos turistas estrangeiros – em cerca de US$ 120 ao dia – e o fato de que o turismo doméstico também tem crescido, com 1,4 milhão de cubanos tendo viajado de férias pelo país no ano passado.

Com 65,5 mil apartamentos, o parque hoteleiro de Cuba mereceu atenção especial do ministro. Segundo ele, até 2020, esse número deverá chegar a 85 mil quartos em hotéis. “Temos oito novos hotéis para serem abertos neste ano, acrescentando outros 1,3 mil quartos. Lembrando que 65% da oferta hoteleira atual é de apartamentos em hotéis quatro e cinco estrelas”, completou. Marrero Cruz falou ainda sobre a aquisição de 350 ônibus para turismo, além de outros 4,3 mil veículos, no ano passado. Ele anunciou ainda o início das obras de construção de um parque aquático em Varadero, no próximo ano, e a conclusão do primeiro investimento imobiliário relacionado ao golfe em Cuba. “A apenas 15 quilômetros daqui de Varadero o complexo Carbonera terá residências e 450 apartamentos, além de centro comercial e campo de golfe de 18 buracos”, disse.

O ministro falou sobre o terceiro ano da campanha Autentica Cuba, que promove internacionalmente o destino, e que poderá ser vista no Brasil a partir de junho, se confirmada a assinatura do acordo entre o MinTur de Cuba e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O presidente da Braztoa, Marco Ferraz, é um dos 64 operadores e agentes de viagens brasileiros que participam da Fit Cuba, em Varadero, até o próximo dia 10.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da FitCuba

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA