Da Redação   |   21/09/2020 18:11   |   Atualizada em 21/09/2020 18:16

Decreto libera a realização de eventos no RN

Liberação começará com eventos para até 100 pessoas, chegando em novembro a 3 mil

(colaboração Antonio Roberto Rocha - NATAL)

Divulgação
Centro de Convenções de Natal
Centro de Convenções de Natal
Decreto publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Norte na tarde desta segunda-feira (21) estabelece, finalmente, um cronograma para a retomada do setor de eventos no Estado potiguar. A portaria prevê cinco fases. Nesta primeira etapa, o limite está fixado em 100 participantes, simultaneamente.

Mas já a partir de 6 de outubro os eventos realizados no Rio Grande do Norte poderão reunir até 400 pessoas ao mesmo tempo. Em 20 de outubro, o limite aumenta para 700 participantes. E chega a até mil pessoas, sempre de forma simultânea, em eventos realizados a partir de 3 de novembro. Na fase 5, que começa a vigorar em 17 de novembro, a frequência máxima sobe para três mil pessoas, desde que em ambientes abertos.

Como todos os escalonamentos de fases previstos no setor de eventos, há um parágrafo único na portaria do RN que alerta para um eventual crescimento dos indicadores da covid-19, fato que pode gerar adiamento ou mesmo cancelamento dos eventos.

O decreto também inclui medidas de segurança de praxe, como utilização obrigatória de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura, vários pontos com oferta de álcool em gel e credenciamento totalmente online, entre outros itens de prevenção.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria Costa, que insistentemente cobrou o decreto do setor de eventos junto ao Comitê Científico da Secretaria de Saúde Pública do RN, comenta que "o bom senso prevaleceu e o Centro de Convenções de Natal, um dos poucos no Brasil de frente para o mar, em breve retomará os eventos, o que impulsiona e movimenta a economia do Rio Grande do Norte.

Tópicos relacionados