Da Redação   |   18/10/2016 13:31

HRS lista 5 vantagens dos hotéis independentes

Saiba quais são as principais vantagens e como hoteleiros podem aproveitá-las


KenC1983/Flickr

Mais de 90% dos meios de hospedagem do mercado nacional são de empreendimentos independentes, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Os quase 26 mil meios de hospedagem – de hostels a grandes resorts – encontram diversos desafios frente à concorrência das grandes redes, mas também têm vantagens e podem se destacar graças a seus serviços exclusivos e personalizados.

A HRS aponta as principais vantagens dos hotéis independentes.

1 – FOCO NO CLIENTE
Hotéis de rede devem seguir padrões estabelecidos pela marca. Do check-in ao check-out os colaboradores desses empreendimentos devem seguir um manual de conduta e operação. "Nos hotéis independentes, o foco é o cliente. Atendê-lo e satisfazê-lo fica mais fácil quando não há a necessidade de seguir normas pré-estabelecidas", explica o diretor de Hotel Solutions para América Latina da HRS, Phelipe Farah.

2 – IDENTIDADE ÚNICA
A identidade dos hotéis independentes é única. Atender da melhor forma possível seus hóspedes, por exemplo, garante uma futura hospedagem. Como aponta o estudo da consultoria Mapie, o qual identificou que, na hora de escolher os empreendimentos, experiências positivas anteriores são o item que mais contam para os viajantes de negócios reservarem seus hotéis. Os dados são da pesquisa "Como se comportam os hóspedes?", de 2013.

3 – MENOS BUROCRACIA

Christian Schnettelker/Flickr

Sobre os motivos de irritação dos hóspedes, a mesma pesquisa revelou que as etapas mais desgastantes no processo de hospedagem são, nessa ordem: o check-out, o check-in e a reserva. "O que os hóspedes querem é menos burocracia e mais atenção às suas reais necessidades. Uma experiência personalizada fideliza o cliente", completa Farah. Os hotéis independentes têm uma vantagem nesse quesito. Seus hóspedes mais frequentes já têm suas preferências registradas e isso torna suas estadas ainda mais especiais.

4 – MENOS CUSTOS ADMINISTRATIVOS
Além das vantagens no relacionamento com os hóspedes, os hotéis independentes ainda têm menos custos com taxas administrativas e de marketing. Esses valores, geralmente, são para manter uma bandeira de renome. "Os valores que são poupados com esses itens podem ser investidos em melhorias nos apartamentos, treinamentos das equipes e até mesmo em comunicação", sugere o diretor de Hotel Solutions para América Latina da HRS.

A independência em relação às estratégias comerciais e de distribuição permite maior flexibilidade de atuação, o que geralmente leva a uma maior visibilidade e menor tempo para reagir às mudanças. O que faz com que eles se adequem rapidamente às tendências e contem com a oportunidade de ganho de mercado mais rápido em momentos de crise.

5 – ORIGINALIDADE E SERVIÇOS EXCLUSIVOS

PortoBay Hotels & Resorts/Flickr

Ter a liberdade de oferecer serviços exclusivos e personalizados, contar com uma estrutura moderna e enriquecer a experiência da hospedagem também garantem boa avaliação e maior exposição do hotel.

"Resumindo: se o empreendimento proporciona uma experiência única e marcante ao seu hóspede, ele irá prosperar. Afinal, qual cliente não irá indicar os serviços aos colegas ou fazer boas avaliações do empreendimento?", questiona o executivo da HRS.

Tópicos relacionados