Victor Fernandes   |   07/02/2024 10:15
Atualizada em 07/02/2024 10:22

Latam quer mais aviões - da Gol ou não - para baratear passagem, diz Cadier

CEO da aérea quer aumentar a oferta de assentos no mercado


PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam
Jerome Cadier, CEO da Latam

A Latam não vai esperar pelo pacote de socorro do governo, a queda do dólar ou a queda do preço do querosene de aviação (QAV) para baratear a passagem. Jerome Cadier, CEO da aérea, afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo que, por ora, os esforços nesse sentido estarão concentrados no aumento da oferta de assentos no mercado com novos aviões.

"Quando a Latam fez aquele compromisso no fim do ano passado de elevar a oferta para 2024, foi olhando o que a gente podia fazer para buscar avião. Estou trazendo avião de outros países e tentando aproveitar o espaço que existe no mercado brasileiro", afirmou Jerome Cadier, CEO da Latam.

Daí o interesse da Latam pelos Boeings da Gol, que entrou em recuperação judicial nos EUA e atravessa negociação com arrendadores de aeronaves.

"Não estamos buscando especificamente na Gol. A Gol está com vários aviões parados. Quem sabe a gente pode colocá-los para voar. O que importa para o passageiro é ter avião para voar. Se está parado, não ajuda a ter oferta e baixar a tarifa", disse.

Jerome Cadier, CEO da Latam

Mas os Boeings da Gol não são o ideal para Latam: "Eu prefiro Airbus porque tenho toda a minha organização preparada para isso. Mas entre ter Airbus e não ter nenhum outro avião, obviamente, os Boeings são uma opção", disse o executivo.

Cadier também citou problema na montagem e entrega de novos aviões. "Motores novos da Pratt Whitney [fornecedor de motor] estão durando menos, precisando reparar mais cedo. Isso reduz a quantidade de avião disponível. Os fabricantes atrasam as entregas. Tem um desafio para continuar crescendo. Eu ia devolver os Airbus A319 esse ano para trazer os A320 e A321 mais modernos, mas eles estão atrasados. Desisti de devolver", concluiu.

"Estou buscando alternativas para continuar colocando capacidade. Qualquer avião é alternativa."

Jerome Cadier

Jerome Cadier será um dos participantes do tradicional painel com CEOs das aéreas nacionais no Fórum PANROTAS 2024, ao lado de Celso Ferrer (Gol) e John Rodgerson (Azul). Para mais informações e inscrição, acesse o site oficial do evento a ser realizado nos dias 5 e 6 de março.

Tópicos relacionados