Karina Cedeño   |   25/03/2024 12:01

Presidente e CEO da Boeing diz que renunciará até o final de 2024

Dave Calhoun informa que continuará a liderar a Boeing para concluir o trabalho em andamento


Divulgação
Dave Calhoun, Larry Kellner, Steve Mollenkopf e Stephanie Pope
Dave Calhoun, Larry Kellner, Steve Mollenkopf e Stephanie Pope

O Presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou hoje (25) sua decisão de renunciar ao cargo no final deste ano. Enquanto isso, ele continuará a liderar a Boeing para concluir o trabalho em andamento, visando estabilizar e posicionar a empresa para o futuro.

O presidente do Conselho, Larry Kellner, informou que não pretende concorrer à reeleição na próxima Assembleia Geral de Acionistas. O conselho elegeu Steve Mollenkopf para suceder Kellner no cargo, e ele liderará o processo para selecionar o próximo CEO da Boeing. Além dessas mudanças, Stan Deal, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, se aposentará da empresa, e seu cargo passa a ser ocupado por Stephanie Pope.

"Foi o maior privilégio da minha vida servir à Boeing", disse Calhoun em uma carta aos funcionários. "Os olhos do mundo estão sobre nós, e sei que passaremos por este momento como uma empresa melhor. Continuaremos focados em concluir o trabalho que realizamos juntos para devolver nossa empresa à estabilidade, após os desafios extraordinários dos últimos cinco anos, com segurança e qualidade em primeiro plano em tudo o que fazemos."

Calhoun também admitiu, em entrevista à CNBC, que a Boeing precisa desesperadamente colocar as coisas em ordem após as múltiplas crises e falhas de produção. Ele também conta que a decisão de renunciar foi toda sua. "Temos outra montanha para escalar. Não evitemos o chamado para a ação. Não evitemos as mudanças que precisamos fazer em nossa fábrica. Não evitemos a necessidade de diminuir um pouco o ritmo e permitir que a cadeia de suprimentos acompanhe", destacou o executivo.

Larry Kellner serviu no Conselho da Boeing por 13 anos e atuou como presidente desde o final de 2019. Na função, ele supervisionou o estabelecimento de um novo comitê de segurança aeroespacial do conselho, e durante seu mandato liderou o recrutamento de sete novos diretores independentes, trazendo profunda experiência em engenharia, segurança, fabricação e aeroespacial para o conselho da Boeing.

Mollenkopf atua no conselho de administração desde 2020. Ele foi anteriormente CEO da Qualcomm e possui graduação e mestrado em engenharia elétrica. Stephanie, por sua vez, tem atuado como diretora de operações da Boeing desde janeiro deste ano. Anteriormente, foi presidente e CEO da Boeing Global Services, onde foi responsável por liderar os serviços aeroespaciais da empresa para clientes comerciais, governamentais e da indústria da aviação em todo o mundo. Ela assume seu papel como presidente e CEO de Aviões Comerciais imediatamente.

Tópicos relacionados