Rodrigo Vieira   |   24/10/2023 16:53
Atualizada em 25/10/2023 11:30

Explora I, o novo navio de luxo do Grupo MSC; conheça na cobertura completa

Roteiros incomuns, personalização e espaço amplo são alguns dos principais diferenciais da linha de navios

Divulgação MSC
Explora I, da Explora Journeys, nova companhia de luxo do Grupo MSC
Explora I, da Explora Journeys, nova companhia de luxo do Grupo MSC

NOVA YORK - “Estado de espírito oceânico”. É quase poético o termo designado pela Explora Journeys, do Grupo MSC para definir seu primeiro navio de cruzeiro. Porque com a objetividade da prosa é mais difícil descrever um produto que, na visão da empresa, instaura na indústria marítima um novo patamar.

CONFIRA TAMBÉM: Visitamos o navio de luxo Explora I; veja fotos e vídeo

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Uma das piscinas do Explora I, localizada na popa do navio
Uma das piscinas do Explora I, localizada na popa do navio

Já flutua pelos oceanos o novo filho da família Aponte: Explora I, da Explora Journeys, a recém-criada empresa de cruzeiros de luxo do Grupo MSC. Roteiros incomuns, personalização do serviço, espaço amplo e adaptação para agradar toda a família a bordo são alguns dos principais diferenciais da linha de navios que virá por aí - no total, foram encomendados seis embarcações para a Explora Journeys, com o lançamento de um por ano até 2028, em um investimento superior a US$ 3,5 bilhões (o Explora I custou mais de US$ 500 milhões).

A empresa foi idealizada em busca de atender as principais necessidades de um mercado que já tem experiência nesse segmento. Para isso, deu ao CEO da Explora Journeys, Michael Ungerer, papel, caneta e a voz de 20 mil viajantes frequentes em cruzeiros. Esses palpites foram contemplados da popa à proa do Explora I, o que resulta em exatos 248 metros de riqueza em detalhes, decoração em materiais luxuosos, quatro piscinas, seis restaurantes, 12 bares e lounges, spa, boutiques (incluindo a única loja da Rolex em um navio), cassino, entre outras áreas.

O comprimento não é necessariamente um diferencial do Explora I, afinal o próprio Grupo MSC tem navios de tamanho similar, categoria porte médio, como o MSC Lirica e MSC Armonia. A diferença é que esses navios têm quase 1 mil cabines, enquanto o novo navio de luxo tem 461 suítes, entre 35 metros quadrados e 280 metros quadrados. Quando zarpa com sua lotação máxima, cerca de 920 viajantes, a proporção de hóspedes para tripulantes é de 1 para 1,25. É sinônimo de mordomos para todos. Literalmente.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Proposta de “luxo despretensioso” está em todos os cantos do Explora I. Um convite ao relaxamento
Proposta de “luxo despretensioso” está em todos os cantos do Explora I. Um convite ao relaxamento

Além do sorriso e das boas-vindas do atendente particular, todos os hóspedes são recebidos com espumantes, de Veuve Clicquot a Moet Hennessy, e alguns mimos de alta qualidade para a primeira impressão ser das melhores. Binóculos são oferecidos no quarto para reafirmar a intenção do nome do navio. A ideia é explorar destinos poucos usuais para gigantes dos mares.

A Explora Journeys é a evolução do Yacht Club, produto da MSC Cruzeiros criado para clientes que buscam exclusividade a bordo dos navios contemporâneos do grupo. No Explora I já é possível notar a preparação para atender uma clientela familiarizada com o segmento, e que busca experiências distintas, com ainda mais privacidade, conforto e opções a bordo de um navio de luxo.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Conservatory Pool, uma das principais áreas para os hóspedes relaxarem no Explora I
Conservatory Pool, uma das principais áreas para os hóspedes relaxarem no Explora I

Um luxo despretensioso, como classifica o Business Relationship Lead da Explora Journeys no Brasil, Flavio Corrêa.

“Informal, sem dress code, sem obrigatoriedades. Conseguimos alcançar tal patamar em que o hóspede não se sente em um navio, e sim em um hotel boutique em uma cidade cosmopolita. O design do Explora I é elegante, com um padrão de cores que é um convite ao relaxamento, ao ócio”

Flavio Corrêa
PANROTAS / Rodrigo Vieira
Cabines começam em 35 metros quadrados e todas contam com uma garrafa de champanhe de boas-vindas
Cabines começam em 35 metros quadrados e todas contam com uma garrafa de champanhe de boas-vindas
PANROTAS / Rodrigo Vieira
Todos os quartos contam com o atendimento de mordomo no Explora
Todos os quartos contam com o atendimento de mordomo no Explora







“O foco da companhia foi no espaço e não à toa pois, a bordo de um navio, espaço significa liberdade. A ampla área permite fazer escolhas. Se você tem espaço e escolhas, você tem privacidade, pois há vários pequenos cantos para as pessoas baterem um papo, tomarem um café, uma bebida, ler um livro. Queremos proporcionar experiências mais lentas, jornadas mais imersivas, sem ser exaustivo. Ninguém precisa se apressar para comer, para estar em qualquer compromisso que seja. Descobrirão conosco o que é o Ocean State of Mind (Estado de espírito oceânico, em tradução livre), guardarão memórias por um longo tempo, farão novos amigos e provavelmente terão uma experiência transformadora. O Ocean State of Mind é único para cada hóspede que embarcar conosco. É o que cada um cria para si mesmo estando neste lindo navio”, completa o diretor de Vendas Globais, Chris Austin.

Flavio Corrêa/Explora Journeys
A única boutique da Rolex em um navio do mundo está no Explora I
A única boutique da Rolex em um navio do mundo está no Explora I

Tudo está incluído na Explora I, exceto um dos seis restaurantes, aquele que tem a assinatura de um chef estrelado pela Michelin, que muda em diferentes viagens. No momento a assinatura é de Emma Bengtsson, de duas estrelas, chef do Aquavit.

Além da primeira boutique flutuante da Rolex, estendem-se perto do lobby grifes como Cartier, Panerai e Piaget. Entre as marcas parceiras da Explora Journeys estão TechnoGym, que entregou uma academia indoor extremamente moderna para os padrões de um cruzeiro, incluindo personal trainer virtual, e uma outdoor convidativa; Illy, uma das principais marcas italianas de café, além da marca de bem-estar The Tides.

O diretor da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli, conheceu o Explora I e, aos agentes de viagens, deu a dica: ofereça a Explora Journeys ao seu cliente fã de Yacht Club.

Flavio Corrêa/Explora Journeys
Fim de tarde na piscina de borda infinita do Explora I
Fim de tarde na piscina de borda infinita do Explora I

“A MSC Cruzeiros foi pioneira com o Yacht Club e, conforme o sucesso deste produto foi sendo sentido, o grupo foi despertado pelo desejo de criar uma marca de luxo consolidada. Elementos do Yacht Club são sentidos no Explora I, como o atendimento dos mordomos e a riqueza nos detalhes da decoração com materiais nobres. Mas a categoria é uma evolução em termos de requinte. E vale destacar que um dos grandes diferenciais da Explora serão os roteiros. A companhia não fará round trips e buscará sempre roteiros diferentes, alcançando portos que os grandes navios não alcançam”, aponta Ursilli.

Luxo para toda a família

Flavio Corrêa/Explora Journeys
Sala de entretenimento para os jovens
Sala de entretenimento para os jovens

Um dos principais diferenciais da Explora Journeys em relação a outras empresas de cruzeiros de luxo é a possibilidade de desfrutar dos navios em família. A companhia recebe hóspedes com crianças a partir de seis meses e, para os menores, criou o Nautilus Club, idealizado para crianças de três a seis anos acompanhadas dos pais e a partir de seis anos acompanhadas pelo time de hosts a bordo.

“Esse é mais um diferencial para atrair clientes que ainda não tiveram experiências nesse perfil de produto ou não encontram essa flexibilidade em outras companhias no segmento”, indica o business relationship lead da Explora Journeys no Brasil, Flavio Corrêa.

Roteiros

Mais de 800 passeios já estão divulgados para os destinos onde o Explora I atraca. Sua viagem inaugural, em agosto, partiu de Copenhague com destino a Reykjavik, na Islândia, em um itinerário de sete noites com visitas programadas às ilhas Lerwick, nas Ilhas Shetland, e Kirkwall, nas Ilhas Orkney, ao longo do percurso.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Academia do Explora I é uma das mais modernas no mundo dos cruzeiros marítimos, com parceria TechnoGym
Academia do Explora I é uma das mais modernas no mundo dos cruzeiros marítimos, com parceria TechnoGym

Depois de semanas no Norte da Europa, o navio cruzou o Oceano Atlântico via Groenlândia para chegar na América do Norte, por onde está oferecendo uma variedade de itinerários, entre destinos tradicionais e menos explorados. Na sequência, virá a temporada de Caribe, antes de seguir à Costa-Oeste dos Estados Unidos e Havaí. No verão do hemisfério norte em 2024, o Explora I volta à Europa.

O Brasil estava nos planos do Explora I durante a temporada caribenha, mas a demanda pela região de mar turquesa fez a Explora Journeys decidir pela manutenção do navio por lá.

“Mas nós definitivamente navegaremos no Brasil”, assegura o CEO da Explora Journeys, Michael Ungerer, à Revista PANROTAS. “Não sei se já no próximo ano, mas o País será parte dos nossos roteiros, pois as belezas dos destinos brasileiros combinam com nossa proposta. Conforme nossa frota é acrescida de novas embarcações, os brasileiros com toda certeza poderão embarcar em seu país de origem”, afirma ele.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Produtos do spa do Explora I estão disponíveis para compra
Produtos do spa do Explora I estão disponíveis para compra

No Caribe, terão início as Journeys Collections, colocando em prática a promessa de incluir destinos poucos explorados. As jornadas unem experiências a bordo e em terra firme que prezam pelo ineditismo e exclusividade.

As Journeys Collections oferecem roteiros que variam de seis a dez noites. O viajante tem a opção de navegar pelo Caribe em uma viagem de sete noites que parte de Miami rumo a Key West, na Flórida, e adentra o mar caribenho com parada pelas Ilhas Virgens Britânicas, Antígua e Barbuda e Guadalupe, finalizando a viagem em San Juan, em Porto Rico. Outra opção contempla nove noites pelas Pequenas Antilhas, com ida e volta de Bridgetown em Barbados, e paradas em Saint Barthélemy, San Juan em Basseterre, ilhas de Martinica, Santa Luzia e Granada. Mais três roteiros contemplam itinerários pela região.

Flavio Corrêa/Explora Journeys
Explora I conta com cassino com caça-níqueis e mesas de jogos
Explora I conta com cassino com caça-níqueis e mesas de jogos

Pelo Mediterrâneo, a companhia oferece uma opção com sete noites pelo Mar Jônico, partindo da comuna de Marghera em Veneza, na Itália, com parada na Ilha Croata de Hvar, na Vila do Cátaro, em Montenegro, Lecce, na Puglia, e finalizando a viagem na Grécia em Nydri e Pireu, em Atenas. Um outro roteiro de sete noites explora a região da Macedônia e Mar Egeu, começando pela Turquia, por Istambul, Bodrum, seguindo para as ilhas gregas de Rhodes, Katapola, Paros e finalizando em Atenas. O Mediterrâneo conta com outras três opções de itinerários.

“As Journeys Collections são mais uma iniciativa alinhada à filosofia the ocean state of mind, que conecta os viajantes a experiências exclusivas que uma viagem marítima pode oferecer”

Flavio Corrêa

Gastronomia

Flavio Corrêa/Explora Journeys
Sakura, o restaurante pan-asiático do Explora I
Sakura, o restaurante pan-asiático do Explora I

O Explora I tem um restaurante de buffet, ou melhor uma praça de alimentação, chamada Emporium Marketplace. São 18 ilhas de comida e o hóspede se perde entre tantas opções de pratos inspirados em destinos, como sushi, massa sob encomenda, tábuas de charcutaria e queijaria, saladas, carnes, pizza ao estilo italiano, hamburguer, tal como como sucos frescos, smoothies, sorvetes italianos até o nosso açaí, servido em tigela. Outras opções gastronômicas incluem:

  • Anthology – Este restaurante atua como um palco culinário para chefs convidados selecionarem menus apresentando cozinhas globais.
  • Sakura – Uma experiência gastronômica imersiva e autêntica que oferece a melhor cozinha pan-asiática, representando japonês, tailandês, vietnamita e malaio. Vistas amplas para o mar, design arrojado com toques japoneses distintos, bebidas com influência asiática e um sommelier de saquê criam uma experiência gastronômica dinâmica.
  • Marble & Co. Grill – Uma experiência de churrascaria europeia redefinida, inspirada no marmoreio encontrado na melhor carne bovina. A experiência é complementada por um dry age in-house e uma adega com seleção de vinhos finos.
  • Med Yacht Club – Uma celebração descontraída dos sabores, ambiente e do Mediterrâneo. O espaço é influenciado por sofisticados restaurantes mediterrâneos à beira-mar, abraçando as variadas cozinhas da região e infundindo sabores e texturas da Itália, Espanha, Grécia e França.
  • Fil Rouge – Um fio vermelho comum que une sabores internacionais com influência francesa. "Um restaurante sofisticado e intimista, que oferece um tour de degustação global de cozinha internacional de inspiração francesa. Um elegante carrinho de sobremesas seduz com as criações mais frescas servidas à mesa, e uma excelente seleção de vinhos mostra o melhor dos vinhedos do Velho e do Novo Mundo”.

Explora Journeys no Brasil

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Flavio Corrêa, business relationship lead da Explora Journeys no Brasil
Flavio Corrêa, business relationship lead da Explora Journeys no Brasil

Flavio Corrêa é o Business Relationship Lead da Explora Journeys no Brasil. O ex-Teresa Perez Tours e ILTM é quem dirige a empresa de luxo do Grupo MSC no País e o responsável por tratar do relacionamento com operadoras e agências de viagens.

Corrêa conta que mais funcionários virão nos próximos meses. O projeto é ter uma equipe com pelo menos cinco pessoas para vender um produto que, em sua visão, tem alto potencial para entregar tudo o que um cruzeirista de luxo brasileiro busca em suas viagens. No momento, a Explora Journeys tem uma equipe remota atendendo por telefone, em português, os agentes de viagens interessados em vender seus navios no Brasil.

Corrêa reforça a importância dos consultores de viagens para vender esse novo produto e diz que treinamentos em português serão concedidos para auxiliar os profissionais.

Contato: flavio.correa@explorajourneys.com

Vendas e famtour no Brasil

De 3 a 10 de novembro, acontecerá o primeiro famtour da Explora Journeys com profissionais brasileiros. A viagem será no Caribe e embarcarão consultores de viagens de PHD Travel, Singular Luxury Travel, GSP Atlanta Travel, High End Travels, Flaptur e S Viagens.

Mas antes de conhecerem o Explora I in loco, empresas brasileiras já embarcaram e/ou reservaram clientes para desfrutar o navio de alto padrão, como a Qualitours do ecossistema BeFly, a Cia. Marítima, de Florianópolis, e Teresa Perez Tours.

"Os feedbacks foram excelentes, principalmente em relação a atendimento, gastronomia e às suítes, que os brasileiros consideraram super confortáveis", aponta Flavio Corrêa. Se cruzeiros são um dos produtos mais vendidos por intermédio nos agentes de viagens no mercado brasileiro, o luxo é igualmente dependente do toque de um consultor. É nisso que acredita o CEO da Explora Journeys.

"Por isso a MSC Cruzeiros tem escritório no País e um representante dedicado à nossa companhia. Estamos focados em parceria de longo prazo com os consultores de viagens brasileiros"

Michael Ungerer

"Além disso, o viajante brasileiro de alto padrão vai adorar a atmosfera europeia, cosmopolita, atemporal, moderna, elegante e vibrante dos nossos navios. Temos a impressão de que o público brasileiro será um dos mais fieis à nossa marca", completa.

Família MSC

PANROTAS / Rodrigo Vieira
O CSO Chris Austin, o CEO Michael Ungerer e o CCO Achille Staiano, todos da Explora Journeys
O CSO Chris Austin, o CEO Michael Ungerer e o CCO Achille Staiano, todos da Explora Journeys

A Revista PANROTAS perguntou ao diretor comercial da Explora Journeys, Achille Staiano, sobre o impacto da marca MSC na nova companhia de luxo. Afinal, o viajante de maior poder aquisitivo pode confundir o novo produto com os navios contemporâneos do grupo europeu?

“Esse é um trabalho para o trade. É o agente de viagens que tem de apontar as diferenças e designar o produto certo para o cliente certo. Fato é que o Grupo MSC está muito orgulhoso com a Explora Journeys e jamais deixaremos de estampar as três letras desta companhia familiar em qualquer produto que dela vier. É nossa origem. A Explora Journeys é a evolução de uma oferta de luxo que já vinha sendo apresentada com o Yacht Club, com diferenciais no roteiro e nas marcas a bordo. Com o treinamento certo, a distinção certa, e conforme o navio ganha mais tempo de mercado, esse não será um problema, muito pelo contrário, será um ganho para a MSC”, avaliou o executivo, que tem quase 30 anos no grupo.

Explora I, da Explora Journeys, em números

  • 6 restaurantes
  • 12 bares e lounges
  • 4 piscinas e 5 jacuzzis
  • Spa com marca própria
  • Outras opções de entretenimento com lounges, cassino, galeria de arte e atividades variadas ao longo da viagem
  • Festas e apresentações musicais
  • A única loja da Rolex em um navio
  • Boutiques tais como Piaget, Cartier, Panerai e Rolex
  • Áreas e serviços para crianças e adolescentes, o que não é tão usual em produtos de luxo
  • All-inclusive: os cruzeiros da Explora I têm praticamente tudo incluído, exceto pelo spa, pelo restaurante designados a chef estrelados pela Michelin e mais alguns poucos serviços adicionais

Contato: flavio.correa@explorajourneys.com

Site: www.explorajourneys.com

Veja mais fotos e vídeo do Explora I neste link.

A PANROTAS viajou a convite da Explora Journeys (Grupo MSC), com seguro viagem GTA

Esta matéria faz parte da Revista PANROTAS O Luxo da Água/Luxo sobre as águas, em circulação nesta semana. Confira a edição digital completa:

Tópicos relacionados