Rodrigo Vieira   |   14/10/2023 09:54   |   Atualizada em 17/10/2023 10:32

Visitamos o novo navio de luxo Explora I; veja as fotos

Explora Journeys, do Grupo MSC, já está em atividade com sua nova primeira embarcação; virão mais 5



NOVA YORK - As vozes de 20 mil viajantes frequentes de todos os continentes foram ouvidas e, palpite por palpite, a cada tonalidade, saía um traço das mãos do CEO da Explora Journeys, Michael Ungerer, para desenhar o primeiro navio da companhia de luxo pertencente ao Grupo MSC, o Explora I.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Conservatory Pool, a principal piscina do Explora I
Conservatory Pool, a principal piscina do Explora I

Um produto de alto padrão fruto da opinião de pessoas que não dispensam sair de casa para ter férias em cenários e culturas diferentes. A pedido da família Aponte, dona do Grupo MSC, Ungerer se sentou com um lápis na mão, um papel em branco e cerca de dois anos depois o Explora I começou a flutuar para levar os desejos de tantos cruzeiristas pelo mundo. De porte médio, o navio deverá priorizar portos não alcançados pelas grandes embarcações, como as da MSC Cruzeiros e, a bordo, as coisas também são diferentes.

Serviço, conforto e espaço são as prioridades da classe de navios Explora Journeys. Com 64 mil toneladas, o Explora I tem a mesma dimensão de um MSC Lirica e um MSC Armonia mas, em vez de mil cabines, este navio leva 461 suítes. Quando zarpa com sua lotação máxima, a proporção de hóspedes para tripulantes é de 1 para 1,25.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Vista lateral do Explora I parado em Manhattan
Vista lateral do Explora I parado em Manhattan

Tanto espaço para um razoavelmente número de hóspedes para:

  • 6 restaurantes
  • 12 bares e lounges
  • 4 piscinas e 5 jacuzzis
  • Spa com marca própria
  • Outras opções de entretenimento com lounges, cassino, galeria de arte e atividades variadas ao longo da viagem
  • Festas e apresentações musicais
  • A única loja da Rolex em um navio
  • Boutiques tais como Piaget, Cartier, Panerai e Rolex
  • Áreas e serviços para crianças e adolescentes, o que não é tão usual em produtos de luxo
  • All-inclusive: os cruzeiros da Explora I têm praticamente tudo incluído, exceto pelo spa, pelo restaurante designados a chef estrelados pela Michelin e mais alguns poucos serviços adicionais

The ocean state of mind

A filosofia da Explora Journeys é Ocean State of Mind, algo como um estado de espírito oceânico, ou uma vibração marítima. Seu propósito será chegar a destinos ainda pouco explorados por cruzeiros, como Ilhas Virgens Britânicas e Saint Barthélemy, no Caribe; Hvar, na Croácia, Vila do Cátaro, em Montenegro, entre vários outros. Até mesmo o terminal marítimo de Manhattan, em Nova York, onde a PANROTAS conheceu a novidade, é um local onde não são comportados navios de grande porte.


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Uma das várias e aconchegantes áreas comuns do Explora I
Uma das várias e aconchegantes áreas comuns do Explora I

Mas os itinerários não são o único diferencial da Explora. O estado de espírito dos oceanos também pode ser sentido a bordo. Luxo está nos detalhes, dizem muitos especialistas do setor, e os detalhes são perfeitamente atendidos nesse primeiro navio dos seis já encomendados ao estaleiro Fincantieri. Pela experiência e capacidade do staff de saber o que o hóspede deseja, pela decoração, amenidades, pela privacidade, mimos e surpresas ao longo da jornada.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Academia do Explora I é uma das mais modernas no mundo dos cruzeiros marítimos, com parceria TechnoGym
Academia do Explora I é uma das mais modernas no mundo dos cruzeiros marítimos, com parceria TechnoGym

Só que ao mesmo tempo sua atmosfera é descontraída. Um luxo despretensioso, informal, sem dress code, sem obrigatoriedades. As amplas espreguiçadeiras, as poltronas, os bares confortáveis para cada momento do dia, os restaurantes que não exigem reservas (o mordomo também pode sugerir refeições na cabine). A principal piscina do navio, Conservatory Pool, uma área coberta por um teto de vidro que dá uma sensação de leveza e, além da luz natural, permite ser igualmente apreciável esteja calor ou frio do lado de fora. Um convite ao ócio.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Uma das piscinas na parte traseira do Explora I
Uma das piscinas na parte traseira do Explora I

Em resumo, o hóspede é convidado a fazer o que ele quer, quando ele quer. Em roteiros em sua maioria com sete noites, é possível ter um dia diferente do outro nas jornadas da Explora. A grande maioria dos 20 mil viajantes que expressaram seus desejos ao CEO da companhia, pediram um navio diferente do convencional e foram atendidos. Tanto que a empresa acredita não ter uma concorrência direta no mundo dos cruzeiros de luxo. É como se uma nova categoria acabasse de ter sido colocada nos mares. Com inspiração em iates, com suítes começando por 3,25 metros quadrados.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Uma das áreas externas na popa do Explora I
Uma das áreas externas na popa do Explora I

A bordo do Explora I, é fácil esquecer que você está em um navio. Parece mais um hotel de luxo em uma cidade cosmopolita como Nova York.

Representação da Explora Journeys no Brasil

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Flávio Corrêa, Business Relationship Lead da Explora Journeys no Brasil
Flávio Corrêa, Business Relationship Lead da Explora Journeys no Brasil

Flavio Corrêa é o Business Relationship Lead da Explora Journeys no Brasil. O ex-Teresa Perez Tours e ILTM é quem dirige a empresa de luxo do Grupo MSC no País e o responsável por tratar do relacionamento com operadoras e agências de viagens.

Corrêa conta que mais funcionários virão nos próximos meses. O projeto é ter uma equipe com pelo menos cinco pessoas para vender um produto que, em sua visão, tem alto potencial para entregar tudo o que um cruzeirista de luxo brasileiro busca em suas viagens. No momento, a Explora Journeys tem uma equipe remota atendendo por telefone, em português, os agentes de viagens interessados em vender seus navios no Brasil,

Corrêa reforça a importância dos consultores de viagens para vender esse novo produto e diz que treinamentos em português serão concedidos para auxiliar os profissionais.

Contato: flavio.correa@explorajourneys.com

Tópicos relacionados