Diretor da CVC Corp analisa a Gestão de Pessoas em meio à pandemia
Entrevista completa com o diretor de Gente e Gestão da CVC Corp, Marcello Zappia
Quando trocou sua experiência em setores como private equity e tecnologia pelo Turismo, no início deste ano, Marcello Zappia não tinha ideia do desafio que teria pela frente ao assumir a diretoria de Gente e Gestão da CVC Corp. No cargo desde janeiro, Zappia acredita que vive atualmente um dos seus principais desafios profissionais. Não apenas pelo fato de ter um cargo no maior grupo de viagens da América Latina, mas por estar à frente de sua área em um ano totalmente atípico.
Na CVC Corp, o executivo tem como principal desafio trabalhar os pilares que envolvem Gente, Gestão e Tecnologia, uma vez que a companhia tem investido em sua plataforma digital e trabalhado uma nova cultura organizacional, com atração e retenção de talentos voltados às inovações em negócios, varejo e no segmento de Viagens. “Gestão, engajamento e pessoas geram resultados extraordinários”, diz.
Desde o dia que o surto do novo coronavírus foi declarado pandemia pela OMS, todos os quatro mil colaboradores da empresa (no Brasil e nos países em que atua) passaram a trabalhar no regime de home office. Outras medidas como redução de jornada, de salário e congelamento de vagas (exceto aquelas destinadas à equipe de digital) também foram adotadas logo no primeiro momento da crise.
“Investimos muito em comunicação. Como fazê-la de forma que fosse clara para todo mundo, independente da área ou empresa em que ela atua. Da diretoria para os seus diretos e daí para baixo, todos foram comunicados de maneira coesa, com diretrizes e ações que seriam tomadas durante e após a pandemia”, explica.
Uma destas comunicações, segundo Zappia, são as lives com o CEO da CVC Corp, Leonel Andrade. “Ouvir da liderança para onde o negócio vai e como chegaremos lá é uma premissa que adotamos na CVC Corp. Uma comunicação clara, objetiva e respeitosa, sem subestimar a inteligência de ninguém”, afirma.
SAÚDE MENTAL
Todos os colaboradores da CVC Corp, por meio de seu parceiro em plano de saúde, têm a opção de consulta por telemedicina, onde o funcionário agenda uma consulta sem sair de casa. “Prezamos pela segurança de nossos funcionários e queremos que eles permaneçam em casa cuidando de sua saúde. Assim, estaremos todos bem quando precisarmos retomar nossas atividades.” Além disso, a plataforma de capacitação do grupo, a CVCCorp.EDU ganhou novos cursos.
ASSISTA ABAIXO À ENTREVISTA COMPLETA COM MARCELLO ZAPPIA
Na entrevista em vídeo (veja acima) Zappia também aborda questões como o trabalho em casa (home office) e fala do 1º Programa de Estágio da CVC Corp, que teve início no dia 11 de março. “O distanciamento social foi orientado logo após a chegada do grupo de estagiários à CVC Corp. Todo o Plano de Desenvolvimento que havia sido preparado para eles precisou passar por uma rápida adequação e foi um processo muito bem conduzido pela equipe da nossa Universidade Corporativa”, afirma.
Na CVC Corp, o executivo tem como principal desafio trabalhar os pilares que envolvem Gente, Gestão e Tecnologia, uma vez que a companhia tem investido em sua plataforma digital e trabalhado uma nova cultura organizacional, com atração e retenção de talentos voltados às inovações em negócios, varejo e no segmento de Viagens. “Gestão, engajamento e pessoas geram resultados extraordinários”, diz.
Desde o dia que o surto do novo coronavírus foi declarado pandemia pela OMS, todos os quatro mil colaboradores da empresa (no Brasil e nos países em que atua) passaram a trabalhar no regime de home office. Outras medidas como redução de jornada, de salário e congelamento de vagas (exceto aquelas destinadas à equipe de digital) também foram adotadas logo no primeiro momento da crise.
“Investimos muito em comunicação. Como fazê-la de forma que fosse clara para todo mundo, independente da área ou empresa em que ela atua. Da diretoria para os seus diretos e daí para baixo, todos foram comunicados de maneira coesa, com diretrizes e ações que seriam tomadas durante e após a pandemia”, explica.
Uma destas comunicações, segundo Zappia, são as lives com o CEO da CVC Corp, Leonel Andrade. “Ouvir da liderança para onde o negócio vai e como chegaremos lá é uma premissa que adotamos na CVC Corp. Uma comunicação clara, objetiva e respeitosa, sem subestimar a inteligência de ninguém”, afirma.
SAÚDE MENTAL
Todos os colaboradores da CVC Corp, por meio de seu parceiro em plano de saúde, têm a opção de consulta por telemedicina, onde o funcionário agenda uma consulta sem sair de casa. “Prezamos pela segurança de nossos funcionários e queremos que eles permaneçam em casa cuidando de sua saúde. Assim, estaremos todos bem quando precisarmos retomar nossas atividades.” Além disso, a plataforma de capacitação do grupo, a CVCCorp.EDU ganhou novos cursos.
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Na entrevista em vídeo (veja acima) Zappia também aborda questões como o trabalho em casa (home office) e fala do 1º Programa de Estágio da CVC Corp, que teve início no dia 11 de março. “O distanciamento social foi orientado logo após a chegada do grupo de estagiários à CVC Corp. Todo o Plano de Desenvolvimento que havia sido preparado para eles precisou passar por uma rápida adequação e foi um processo muito bem conduzido pela equipe da nossa Universidade Corporativa”, afirma.