Maria Izabel Reigada   |   17/01/2012 08:24

Chegadas internacionais crescem 10% na Am. do Sul

MADRI – Este deverá ser o ano em que o número de chegadas internacionais alcançará a marca de um bilhão, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

MADRI – Este deverá ser o ano em que o número de chegadas internacionais alcançará a marca de um bilhão, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Ao anunciar os resultados prévios de 2011, a OMT verificou crescimento de 4,4% no número de chegadas internacionais no ano passado, totalizando 980 milhões, em relação aos 939 milhões registrados em 2010. Para este ano, aumento um pouco reduzido está previsto, o que já garantirá que a marca de um bilhão de chegadas internacionais seja atingida.

Em 2011, a Europa foi a região responsável pela maior taxa de crescimento, com índice de 6%, a mesma registrada pela Ásia e pelo Pacífico. As Américas tiveram aumento de 4% no total de chegadas internacionais em 2011, no comparativo com 2010, mas a América do Sul isoladamente registrou crescimento de 10%. “O turismo internacional atingiu novos recordes em 2011, apesar das condições desafiadoras”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, referindo-se a problemas como os efeitos da crise econômica e o tsunami japonês, além dos conflitos no Oriente Médio. “Para um setor diretamente responsável por 5% do PIB mundial, 6% das exportações e que emprega uma em cada 12 pessoas em economias desenvolvidas e emergentes esses resultados são encorajadores, chegando em um momento em que precisamos urgentemente estimular o crescimento e a criação de empregos”, completou.

Em números absolutos, a Europa recebeu 503 milhões de chegadas internacionais em 2011, respondendo por 28 milhões das 41 milhões de chegadas internacionais registradas a mais no a ano passado – na comparação com 2010. Com aumento também de 6% no total de chegadas internacionais, a região da Ásia e do Pacífico teve 11 milhões a mais de chegadas no a ano passado, totalizando 216 milhões. As Américas registraram seis milhões de chegadas internacionais a mais que em 2010, alcançando 156 milhões de chegadas. O continente africano manteve-se na marca dos 50 milhões de chegadas internacionais em 2011, enquanto o Oriente Médio perdeu cerca de cinco milhões de chegadas internacionais, no comparativo com 2010, totalizando 55 milhões.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Fitur-Ifema

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Colaboração para o Portal PANROTAS

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!