Maria Izabel Reigada   |   17/01/2012 08:24

Chegadas internacionais crescem 10% na Am. do Sul

MADRI – Este deverá ser o ano em que o número de chegadas internacionais alcançará a marca de um bilhão, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

MADRI – Este deverá ser o ano em que o número de chegadas internacionais alcançará a marca de um bilhão, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Ao anunciar os resultados prévios de 2011, a OMT verificou crescimento de 4,4% no número de chegadas internacionais no ano passado, totalizando 980 milhões, em relação aos 939 milhões registrados em 2010. Para este ano, aumento um pouco reduzido está previsto, o que já garantirá que a marca de um bilhão de chegadas internacionais seja atingida.

Em 2011, a Europa foi a região responsável pela maior taxa de crescimento, com índice de 6%, a mesma registrada pela Ásia e pelo Pacífico. As Américas tiveram aumento de 4% no total de chegadas internacionais em 2011, no comparativo com 2010, mas a América do Sul isoladamente registrou crescimento de 10%. “O turismo internacional atingiu novos recordes em 2011, apesar das condições desafiadoras”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, referindo-se a problemas como os efeitos da crise econômica e o tsunami japonês, além dos conflitos no Oriente Médio. “Para um setor diretamente responsável por 5% do PIB mundial, 6% das exportações e que emprega uma em cada 12 pessoas em economias desenvolvidas e emergentes esses resultados são encorajadores, chegando em um momento em que precisamos urgentemente estimular o crescimento e a criação de empregos”, completou.

Em números absolutos, a Europa recebeu 503 milhões de chegadas internacionais em 2011, respondendo por 28 milhões das 41 milhões de chegadas internacionais registradas a mais no a ano passado – na comparação com 2010. Com aumento também de 6% no total de chegadas internacionais, a região da Ásia e do Pacífico teve 11 milhões a mais de chegadas no a ano passado, totalizando 216 milhões. As Américas registraram seis milhões de chegadas internacionais a mais que em 2010, alcançando 156 milhões de chegadas. O continente africano manteve-se na marca dos 50 milhões de chegadas internacionais em 2011, enquanto o Oriente Médio perdeu cerca de cinco milhões de chegadas internacionais, no comparativo com 2010, totalizando 55 milhões.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Fitur-Ifema

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias