Renê Castro   |   17/07/2015 10:46

Agentes santistas convocam Aviesp para reunião urgente

Após o anúncio de recuperação judicial da Nascimento Turismo – e as consequências da queda de uma das maiores operadoras do País -, cerca de 40 agências de viagens da Baixada Santista, que hoje formam um grupo associativo informal, iniciaram uma série de encontros para debater melhores práticas para

Após o anúncio de recuperação judicial da Nascimento Turismo – e as consequências da queda de uma das maiores operadoras do País -, cerca de 40 agências de viagens da Baixada Santista, que hoje formam um grupo associativo informal, iniciaram uma série de encontros para debater melhores práticas para o mercado de agenciamento de viagens na região. A principal discussão não poderia ser outra: como evitar que agências de viagens sejam impactadas pelo não cumprimento de acordos por parte dos fornecedores.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, a proprietária da Stanfer Viagens e Turismo, de Santos (SP), Ines Melo, revelou que a Baixada Santista possuía agências no top 10 de vendas da Nascimento, e que os prejuízos só não foram maiores porque o empresariado local se uniu em uma força-tarefa para embarcar os passageiros.

“Não houve acordo inicial da operadora com essas agências, o que terá de ser feito individualmente agora, conforme lei. O fato é que estamos nos precavendo de problemas futuros. Hoje, podemos nos filiar à Aviesp, mas temos alguns companheiros que já são associados e estavam pensando em se desligar, por não se sentirem representados. Foi então que entramos em contato com a Aviesp para ter uma reunião e tentar chegar a um acordo”, informou Ines, uma das porta-vozes do grupo. “O que aconteceu com a Nascimento é um absurdo. Hoje ganhamos 10% de comissão e temos 100% de responsabilidade pelo passageiro. O mínimo que queremos é segurança para trabalhar”, criticou ela.

PROPOSTAS
Na próxima terça-feira (21), a diretoria da Aviesp estará na Baixada Santista para participar do encontro. Além de tentar manter os filiados insatisfeitos no quadro associativo, a entidade vai buscar formas de melhor representar a região. A reunião deve contar com representantes de mais de 40 empresas.

Entre as propostas do grupo estão o debate sobre as medidas que a Aviesp está adotando junto às operadoras, visando a transparência financeira necessária para a continuidade dos negócios; posicionamento e orientação da Aviesp aos associados quanto aos projetos de operadoras abrirem lojas e realizarem feirões para atendimento direto ao público consumidor; e a possibilidade de obter apoio da entidade para lançar anúncios publicitários com a finalidade de defender a categoria.

“Estamos nos unindo para lutar por melhores condições. Queremos ter um posicionamento claro da Aviesp sobre esse e outros pontos. Se a proposta for satisfatória, vamos nos associar, apoiar e acompanhar o desenvolvimento dos temas. Caso tenhamos dúvidas sobre a efetividade da representação, não descartamos a possibilidade de criar uma nova associação, dedicada exclusivamente às particularidades do mercado da Baixada Santista”, cravou a agente de viagens.

Tópicos relacionados